Diáconos

Wagner Emídio de Souza

Nasceu em Cruzeiro, interior de São Paulo, no dia 25 de agosto de 1989. Filho único de Afonso Emídio de Souza (+) e Aurea Vera Borges de Souza recebeu o batismo pouco mais de um mês após o seu nascimento, pelas mãos do Revmo. Mons. José Nunes Cardoso, na Matriz da Imaculada Conceição em sua terra natal. O mesmo sacerdote assistiu e abençoou o matrimônio de seus pais, nesta Matriz.

De 1994 a 1996, estudou na Escola Municipal Prof. Marcinio Pereira de Castro, depois, desde o primário até a oitava série, foi aluno da Escola Estadual Prof. Virgílio Antunes. Concluiu os estudos, passando pelo INSA de Cruzeiro e as Escolas Estaduais Humberto Turner, Mário da Silva Pinto e por fim, o tradicional grupo escolar do Osvaldo Cruz, localizado no Centro do seu município de origem. Também cursou técnico na área de RH pela MICROCAMP de Cruzeiro.

Com apenas oito anos de idade, a convite de uma amiga de escola, tornou-se coroinha na Capela de São João Batista, no bairro onde vivia com seus pais. Desde criança, viveu engajado na Igreja, trabalhando sempre na Liturgia, como membro de Grupos de Oração Jovem da RCC, da Pastoral da Comunicação e também como Catequista de diversas turmas de Primeira Eucaristia na Paróquia Santa Rita e São Sebastião, mais precisamente nas Capelas de São João Batista e Nossa Senhora do Rosário, junto com os Padres Daniel de Oliveira, Paulo Márcio e Edson Augusto.

Aos catorze anos, após o falecimento de seu pai, mudou-se com sua mãe para a casa dos seus avós, no Centro de Cruzeiro, quando passou então a participar da vida paroquial da Matriz da Imaculada Conceição, onde se deu sua inserção na vida eclesial por meio do Sacramento do Batismo. De 2004 a 2012, trabalhou como Acólito, Catequista da Crisma e coordenador da Pastoral da Comunicação, da Dimensão Litúrgica e do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Também foi membro do conselho administrativo da Rádio Mantiqueira – Emissora coligada a Rádio Aparecida e fundador do Grupo de Artes Sacras São João Paulo II. Na Paróquia da Imaculada Conceição, cresceu em seu coração o desejo de tornar-se sacerdote, ao acompanhar de perto o trabalho dos párocos Mons. Ditinho, Pe. Osvaldo, Pe. Fernando e também do Diác. Braz

Em meados de 2011, após terminar um namoro de três anos, foi acolhido no Seminário Diocesano de Lorena – Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes, pelo então Bispo Diocesano – Dom Benedito Beni dos Santos, por quem nutre grande apreço e carinho. Cursou filosofia na UNISAL de Lorena, onde obteve licenciatura plena e teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté, onde obteve o grau do bacharelado. Durante o período em que foi seminarista de Lorena, atuou na Comissão Diocesana de Liturgia e também assessorou o SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese. Realizou estágio pastoral na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Piedade, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cunha, Comunidade São Domingos Sávio – Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Lorena e Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Silveiras.

Dom José Ubiratan, o acolheu na Diocese de Itaguaí juntamente com o Sem. João Lucas no final do ano de 2017 e o designou para trabalhar com os padres Roberto, Luís e Milton, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Paraty, onde com alegria tem desenvolvido diversos trabalhos e atividades pastorais em favor da formação e conscientização do papel do leigo na Igreja, em virtude do Ano do Laicato.

O lema escolhido para iluminar o exercício do seu ministério diaconal “O Senhor esteve a meu lado e me deu forças – IITm 4,17”, expressa sua consciência das limitações humanas e também sua fé na escolha divina em vista da missão que é chamado a cumprir, mediante a consagração que receberá da Igreja, para que o povo de Deus seja alcançado por seu amor e sinta-se envolvido por sua misericórdia que não condena, mas liberta e gera vida, na vida dos que o buscam com sinceridade de coração.

Telefone para contato: 24- 3371-1467

Nacionalidade:
Brasileiro
Aniversário Diaconal:
31/08
Reside em:
Paraty, Rio de Janeiro