Notícias das Paróquias

Ajude à Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Mambucaba

Autor:

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mambucaba, precisa de contribuição financeira para concluir restauração

Paróquia de São José do Operário abre conta para receber doações populares

Com foco em concluir parte da obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Mambucaba, iniciada em 2016, a Paróquia de São José do Operário, pede apoio financeiro da população de Angra dos Reis. O objetivo é que até maio deste ano, quando a igreja completa 154 anos, a obra esteja finalizada. “Nessa primeira etapa, até dia 27 de maio, será quando teremos o maior gasto, pois é a fase de acabamento com compras de lustres, iluminação, tintas especiais para as paredes internas e dourada para as ornamentações, troca de madeirames deteriorados pelo tempo, além dos custos de mão de obra”, comentou o coordenador paroquial da restauração da igreja, Jorge Nascimento.

Atualmente, com os recursos existentes, já foram recuperados o altar principal, os dois altares laterais e o arco-cruzeiro. Todos estão com as cores originais. “Nossa intenção é que até o final de fevereiro terminemos a recuperação e pintura do coro”, disse Jorge.

No entanto, para a conclusão da obra, a pastoral espera que a população apoie, pois falta dinheiro. Há 15 anos a igreja havia sido interditada e, exatamente, nesse mesmo tempo, a pastoral começou a busca de recursos na prefeitura de Angra dos Reis e junto ao IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na época, de acordo com coordenador, foi obtida uma verba junto ao IPHAN que, inicialmente, seria para toda a reforma da igreja, porém, após a reforma, somente o telhado e a estrutura do altar-mor foram concluídos. “Os trabalhos foram paralisados sem que a paróquia tivesse uma explicação”, revelou.

Após permanecer fechada por 10 anos, o atual pároco Mauro Brandão reiniciou as celebrações das missas na igreja, ao receber confirmação de segurança. “O pároco resolveu também reiniciar a restauração com os recursos próprios da comunidade, através de festas e doações”, contou o coordenador da pastoral.

A igreja – Nos primórdios de 1600, o bandeirante português Antonio Pedroso de Alvarenga chegou à região de Mambucaba e construiu uma capela bem ornamentada em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Com o aumento da população da região, em 1755 foi iniciada a construção de uma pequena igreja para substituir a capela. A conclusão da obra foi em 1770.

Em 13 de abril de 1834 a igreja começou a apresentar vários problemas estruturais e ficou pequena para a população, que já estava em torno de 600 pessoas. Assim, iniciou-se o projeto e planejamento para arrecadação de recursos para a construção. Em 27 de maio de 1863 a igreja nova (atual) foi entregue à população.

 

Conta para doação – Quem quiser doar dinheiro para o restante da obra na igreja, pode realizar o depósito na seguinte conta:

Banco Santander

Agência: 3702

Conta Corrente: 1300012-5

Mitra Diocesana de Itaguaí – Paróquia de São José Operária

CNPJ: 30.628.424/0011-38

 

Fonte:
Pascom Igreja de Mambucaba

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *