Angra se prepara para Celebrar sua Padroeira

Celebração a padroeira de Angra dos Reis começou  dia 29 de novembro  e segue até o 8 de dezembro com programação religiosa e cultural

O Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, celebrada dia 8 de dezembro, será festejada com muita fé em Angra dos Reis e terá uma extensa programação, que conta com novenas na Igreja Matriz , às 19h30.

No dia da festa 8 de dezembro, acontecerá a tradicional procissão às 17h, saindo com a imagem da santa da Igreja Matriz pelas ruas da cidade em volto de muitos cânticos, orações e fé. No centro a cidade já se encontra enfeitada com bandeirinhas nas cores azul e branco, anunciando a festividade em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Este ano o tema da festa é “Maria, Mãe de Jesus, auxiliai-nos em nossas necessidades”, e os festeiros são: Alonso de Oliveira e Jane Mara de Oliveira. Após a Missa, às 20h30, em frente a Igreja Matriz haverá programação cultural.

Padres de diversas paróquias são convidados para celebração da novena à Imaculada

Programação Religiosa:

A novena que começou no dia 29/11,  com o tema:” SENHORA DA CONCEIÇÃO, ACOMPANHAI-NOS NA BUSCA DA PAZ”, presidida pelo  Frei Fernando, O. Carm. (Angra), e segue com a seguinte programação:

6º Dia – 04/12 (Segunda-Feira), às 19h30m

TEMA: SENHORA DOS REMÉDIOS, AJUDAI-NOS A VIVER COM SAÚDE

Preside a Eucaristia: Padre Luiz Zotesco (Paraty)

Animação: Ap. da Oração, Leg. de Maria, Cong. Mariana e Terço dos homens

Doação: óleo

7º Dia – 05/12 (Terça-Feira), às 19h30m

TEMA: SENHORA APARECIDA, ENSINAI-NOS A CONSTUIR A UNIDADE

Preside a Eucaristia: Padre Adenilto (Balneário-Angra)

Animação: Pascom, M.C.C. e R.C.C.

Doação: leite

8º Dia – 06/12 (Quarta-Feira), às 19h30m

TEMA: SENHORA DA VISITAÇÃO, CONDUZI-NOS EM NOSSA MISSÃO

Preside a Eucaristia: Frei Luiz, IFE (Conceição de Jacareí)

Animação: O.T.C., O.F.S. e Ir. São Benedito

Doação: biscoitos

9º Dia – 07/12 (Quinta-Feira), às 19h30m

TEMA: SENHORA DA PIEDADE, FAZEI-NOS VIVER A COMPAIXÃO

Preside a Eucaristia: Frei Donizetti Barbosa, O. Carm. (Lapa/Rio de Janeiro)

Animação: Juventude Paroquial

Doação: Fraldas Geriátricas – tamanho: G (doação específica para a Associação de Caridade São Vicente de Paulo – Asilo)

DIA DA FESTA 08/12/2017 – (Sexta-Feira)

Às 6h – Alvorada; às 7h30 – Missa; às 10h – Missa Solene; às 16h – Missa e às 17h – procissão: saída da Matriz, percorrendo as ruas Cônego Bittencourt, Honório Lima, Arcebispo Santos, do Comércio, praça General Osório, rua da Conceição até a Matriz.

Em continuidade ao Ano Nacional Mariano, celebrado no Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, celebraremos a nossa novena fazendo referência a alguns dos títulos atribuídos à Maria que estão presentes na nossa paróquia e nas paróquias vizinhas. São títulos que revelam a presença maternal de Maria nas diversas realidades da vida do povo de Deus.

Programação Cultural:

Após a Missa, às 20h30 – em frente à Igreja Matriz. Dando continuidade a programação:

Dia 04/02 – Apresentação da Ciranda Praeira – ONG IVA

Dia 05/02 – Apresentação do Coral da Terceira Idade

Dia 06/02 – Apresentação da Banda Petrus

Dia 07/02 – Apresentação da cantora Dayse Dutra e Banda

Barraquinhas

Montadas na Praia do Anil, ao lado do Centro de Informações Turísticas, os moradores e turistas já podem curtir a festa sem grandes transtornos no trânsito, pois as vagas para veículos disponibilizadas no Aterro do Carmo continuam sendo utilizadas pelos motoristas, mesmo durante o período dessa grande e tradicional festa. O local receberá de 1º de dezembro até às 00h do dia 10, cerca de mais de cinquenta barraquinhas, parques de diversão e praça de alimentação, onde também contará também com uma programação musical local, sempre a partir das 21h.

Lenda

A festa em louvor a Nossa Senhora Conceição teve origem em 1632 com a chegada na então Vila dos Reis Magos da Ilha Grande, de uma Imagem da Imaculada Conceição vinda de Portugal. Esse fato, envolto em uma lenda muito bonita, afirma que a imagem queria permanecer na cidade, ao invés de seguir viagem rumo a uma vila no litoral de São Paulo.

Toda vez que a embarcação tentava partir caia uma baita tempestade, impedindo a santa de seguir viagem. Isso se deu por três vezes, acreditando-se que fosse um sinal divino, o comandante resolveu deixar a imagem em Angra. A devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi propagada de geração a geração até os dias de hoje.

Fotos e Redação: Pascom

Dalizania Melo