Comunidade de Portogalo Festeja Santo Antônio

A comunidade católica de Portogalo, que pertence a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jacareí, comemorou com muita alegria o tríduo em preparação  a festa em honra ao seu padroeiro: Santo Antônio, celebrado em toda Igreja, dia 13 de junho.

No primeiro dia do Tríduo, Frei Ronny presidiu a Santa Missa, animada pela equipe litúrgica da igreja Matriz. Antes da benção final houve  o hasteamento do mastro de Santo Antônio.

Já no  segundo dia do tríduo, a Santa Missa foi presidida pelo Frei Anchieta, que veio acompanhado do Frei Lucas. Em sua homilia Frei Anchieta enfatizou o fato que os fiéis devem ser  “Santos”. A equipe litúrgica foi formada pela comunidade de São Francisco – Cantagalo.

E no último dia do tríduo, dia 12, Frei Luiz presidiu a Santa Missa. Ele veio de Austin, (onde atualmente é o novo pároco)  acompanhado do noviço Frei Júnior. A equipe Litúrgica foi formada pela comunidade de São Sebastião- Garatucaia.

Frei Luiz , está há um mês, na Paróquia de São Sebastião de Austin, e disse que foi bem acolhido na nova paróquia e se sente feliz. E que fica muito feliz também em saber que o Frei Ronny e o Frei Anchieta foram bem acolhidos nas paróquias por onde ele, atuou. Ao final da Santa Missa os paroquianos puderam matar a saudade do Frei Luiz.

Na quarta-feira, 13, o dia Da Festa de Santo Antônio, Frei Ronny conduziu a procissão pela ruas do bairro do Portogalo. Após a procissão, ocorreu  a Santa Missa, e durante a mensagem do frei Ronny, ele lembrou que Santo Antônio usava muito bem as palavras para falar do amor de Deus, e revelou: ” A única parte do corpo de Santo Antônio conservada, foi sua LÍNGUA…”

Para encerrar a programação festiva, houve a  benção dos pães de Santo Antônio, e o tradicional bolo feito pelos fieis, onde eles escondem um par de alianças no bolo. Segundo a lenda,  quem encontrar será o próximo sortudo(a) a se casar.

Todos os dias após a Missa teve barraca com caldos, pasteis e canjica. A festa de Santo Antônio foi maravilhosa e muita abençoada, graças a Deus.

Fonte: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Jacareí

Por Priscila Moretti Reis