Festa de Nossa Senhora do Carmo e os 425 Anos dos Carmelitas em Angra

Em comemoração a Nossa Senhora do Carmo, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição com a Ordem Terceira do Carmo está promovendo  de 7 a 16 de julho, uma programação toda especial , para festejar  a data, que este ano, completa 425 anos da presença dos  carmelitas em Angra dos Reis.

Programação da Festa

No dia 16 de julho, a comunidade católica celebra Nossa Senhora do Carmo, santa que dá nome a um dos principais conjuntos arquitetônicos de Angra dos Reis: o Convento do Carmo. E para deixar o Convento ainda mais bonito a  Prefeitura de Angra, por meio de uma parceria entre a Fundação de Turismo (TurisAngra) e a secretaria executiva de Cultura e Patrimônio, preparou a revitalização da fachada do Convento, que foi construído no ano de 1593 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950.

Memória do Carmelo em Angra

A programação teve início no dia 6 de julho, sexta-feira, às 19h30, quando foi aberta a exposição “A Memória do Carmelo em Angra”, no Museu de Arte Sacra. A noite comemorativa foi abrilhantada com à apresentação dos Corais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, organizadora da festa, ao lado da Província Carmelitana de Santo Elias, com o apoio da Prefeitura.
De 7 a 15 de julho acontece a novena com Missas, no Convento do Carmo, em louvor a Nossa Senhora do Carmo. E, no dia 16 de julho, segunda-feira, às 19h30, será celebrada Missa festiva, seguida de procissão.

Membros da Ordem Terceira do Carmo participando das celebrações da novena

Novenário na Igreja do Carmo
1º dia
07/07 – 19h30 – sábado- Celebrante Frei Fernando Bezerra
Tema: Monte Carmelo – lugar de encontro com Deus.
2º dia
08/07 – 18h – domingo- Celebrante: Frei Valter
Tema: Ordem do Carmo – um jeito específico de seguir Jesus.
3º dia
09/07 – 19h30 – segunda- Celebrante: Frei Petrônio Miranda
Tema: A fonte de Elias – viver na presença de Deus.
4º dia
10/07 – 19h30 – terça  Celebrante: Frei Reinaldo
Tema: Eliseu – revestir-se das virtudes Carmelitas.
5º dia
11/07 – 19h30 – quarta Ceelebrante: Padre Luiz Carlos Zotesso
Tema: Maria – Senhora mãe do Carmelo

6º dia
12/07 – 19h30 – quinta
Tema: O carisma da Ordem – a oração.

7º dia
13/07 – 19h30 – sexta
Tema: O carisma da Ordem – a fraternidade.
8º dia
14/07 – 19h30 –sábado
Tema: O carisma da Ordem – o serviço.
9º dia
15/07 – 18h – domingo
Tema: Escapulário – sinal de compromisso.

Neste dia serão recolhidas doações de fraldas geriátricas (tamanhos G e GG) para doação ao Asilo.

O presidente da celebração Eucarística , Frei Fernando, o vigário Frei Valter e o Dicóno Nei Campos, durante a abertura da novena em honra a Nossa Senhora do Carmo

Dia 16 de Julho- Segunda-feira

Festa de Nossa Senhora do Carmo

19h –Missa Solene e em seguida procissão pelo centro da cidade de Angra dos Reis.

Frei Fernando Bezerra e os padrinhos do andor de Nossa Senhora do Carmo

Aos 106 anos, sra. Aparecida Daher ao lado do filho Paulo, participa da novena de Nossa Senhora do Carmo.