Grande Festa de São José Operário no Dia do Trabalho

Um dos momentos esperados da Missa do dia 1º de maio é a benção da carteira de trabalho, durante a  solenidade de São José, protetor  dos trabalhadores . A celebração Eucarística, presidida pelo pároco, pe. Gilberto Stanisce lotou as dependências da Igreja São José Operário, padroeiro da comunidade do Village Jacuecanga, que pertence a Paróquia Santíssima Trindade. Para atender o grande público, foram montados dois telões na área externa da Igreja para que todos pudessem participar da Santa Missa, ocorrida no início da noite,  logo após a procissão que atraiu milhares de fiéis.

O pároco, Padre Gilberto e os concelebrantes, pe. Ricardo e pe. Bruno Santiago

A banda  do Colégio Naval deu  início ao evento tocando o Hino Nacional. E para abrilhantar ainda mais o momento de fé,  os músicos da Associação Arautos do Evangelho também participaram da procissão, que durou cerca de uma hora, animada com cânticos e orações pelas ruas daquele bairro.

Padre Gilberto recebe a Imagem de Nossa Senhora de Fátima doada pela Associação do Arautos do Evangelho, durante a celebração Eucarística

Devoto de São José desde criancinha, pe. Gilberto, declarou que sua avó nasceu no dia 1º de maio e seus pais se casaram no dia 19 de março, dia de São José. “Este santo é tão poderoso que até o Papa Francisco é devote dele”, disse o sacerdote. “Além de modelo de trabalhador e de protetor das famílias, São José,  nos ensina a colocar toda confiança em Deus, nas horas de tribulações”, disse pe. Gilberto, durante a sua homilia. Ainda na Missa, o pároco recebeu de presente uma imagem de Nossa Senhora de Fátima doada pela Associação do Arautos do Evangelho. Foi um momento de pura emoção! Segundo o missionário Leonardo, esta imagem é a terceira cópia mais fiel, considerada pela irmã Lúcia, uma das testemunhas da aparição da santa em Portugal em 1917. _Padre Gilberto queria muito essa imagem e conseguimos fazer a doação- disse Leonardo.

No final da missa houve a distribuição de lembrancinhas, a troca de faixa entre os festeiros (deste ano e da próxima festa), além dos sorteios de brindes , através de rifas que ajudaram nas despesas do evento.

Luciano Hautequest, com suas próprias mãos, fêz a capela de São José e doou para ser sorteada. E o premiado foi João Pedro, 9 anos, que participou da festa com a família

NOVENÁRIO

A festa de São José Operário foi comemorada nesta terça-feira de feriado, mas teve início no dia 22 de abril, quando o a novena que terminou dia 30 de abril e contou com a participação de padres convidados. Para cada dia da celebração foram recebidas doações de alimentos que serão doados as famílias carentes. A programação ainda contou com apresentações musicais, um grande Show de Prêmios e passeio ciclístico.

A Prefeitura de Angra apoiou o evento, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico e da TurisAngra. O prefeito Fernando Jordão marcou presença, acompanhado do ex-secretário, Marcos Venissius Barbosa.

Veja mais fotos da equipe da Pascom

Segundo o missionário Leonardo, a imagem doada de Nossa Senhora de Fátima é a terceira cópia mais fiel, considerada pela irmã Lúcia, que testemunhou à aparição da santa em 1917, em Portugal

A procissão contou ainda com a participação da banda dos Arautos do Evangelho, cujos membros vieram de São Paulo e Nova Friburgo especialmente para o momento de fé e presentear Paróquia Santissima Trindade com a imagem de Nossa Senhora de Fátima

– Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram em mais esta missão – disse Padre Gilberto anunciando o nome dos casais festeiros da festa em 2019: Walter e Daniele (1º festeiro) e Dona Geralda e Sr. Manoel (2º festeiro)

Hino Nacional tocado pelos músicos da banda do Colégio Naval, na Igreja São José Operário, emociona o povo católico, que  clama por mais por mais emprego e justiça neste País.

O bonito andor foi decorado pelo conhecido Serrão. Durante a procissão houve o revezamento entre os devotos  para  carregar a majestosa imagem do glorioso São José. Valei-me, São José!

Redação Pascom

Por Dalizania Melo