Notícias das Paróquias

Museu de Arte Sacra comemora 25 anos

Autor:

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis (MASAR) completa 25 anos de existência, que serão festejados com uma programação que começa na segunda-feira (15) e se estende até o próximo dia 19. Seu aniversário de fundação é dia 22 de maio, quando um convênio entre a Prefeitura e a Mitra Diocesana de Itaguaí, possibilitou a sua criação.

Considerado um dos mais importantes do estado em matéria de arte sacra, o (MASAR) tem um acervo, tombado compostos de 2 mil peças, incluindo imagens; indumentária; objetos feitos de metais, como prata e ouro; e manuscritos. São peças a partir do século XVI, como as imagens em terracotas de Nossa Senhora do Rosário (XVI), a de Santíssima  Trindade e a Coroa de prata do Divino  Espírito Santo, ambas do século XVIII, entre outros.

Em 2004, o MASAR recebeu o certificado com a adesão ao Sistema Brasileiro de Museus Película e recentemente Angra dos Reis foi contemplada pela IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), vinculado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o sistema de modernização de museus, recebendo na Igreja da Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, sede do Museu, um armário deslizante para acondicionar 80% do seu acervo da reserva técnica. A seguir, a programação comemorativa:

Dia 15 e 16 de maio – das 10h às 17h

Exposição: O Museu Revela o Seu Acervo – Moedas do Fundo do Mar (com visita à Reserva Técnica do Museu)

Dia 17 de maio – das 10h às 17h

Exposição Fotográfica: A Restauração da Igreja da Lapa e seu acervo

Dia 18 de maio – 15h

Palestra com a professora e historiadora Ana Maris de Figueiredo

Tema: Museu Ponte de Cultura – Origem e História

Dia 19 de maio – 15h

Palestra com o professor e restaurador Gilson de Andrade

Tema: A Criação do Museu de Arte Sacra de Angra e a Restauração do Seu Acervo

 

 

Fonte:
foto Wagner Gusmão

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *