“A PASCOM QUE QUEREMOS NA PARÓQUIA”

Com o tema: ” Que Pascom eu quero na Paróquia”, os agentes da Pastoral da Comunicação ( a maioria do  Regional SIM)  da Diocese de Itaguaí, se reuniram para  um encontro de formação, n0 salão paroquial da Paróquia Santa Terezinha em Piranema, no último sábado(28). O evento foi assessorado pelo diretor espiritual da Pascom Diocesana, padre Fábio de Melo Gonçalves, que é pároco da Paróquia Santa Terezinha de Seropédica . Estiveram presentes como palestrantes , a jornalista católica Andrea Gripp , o prof. Antonio Giacomo e a coordenadora da Pascom, Dalizania Melo.

O encontro  teve como objetivo apresentar  a espiritualidade do comunicador, discutir os desafios do trabalho de comunicação pastoral e estudar o que é possível fazer e  aperfeiçoar   a evangelização, através das mídias sociais, dentro da realidade de cada paróquia.

Padre Fábio conduziu a palestra sobre a espiritualidade do comunicador e orientou para a vivência dos sacramentos da Igreja, além da oração com a palavra de Deus. “Se não tem espiritualidade, entra a vaidade”, disse o sacerdote

Jovens que já colaboram com os trabalhos da comunicação participaram do encontro

A jornalista Andrea Gripp trouxe informações importantes sobre a evolução das relações sociais entre a Igreja e os meios de comunicação , ao longo das últimas décadas, a partir dos documentos eclesiais. Ela explicou  como organizar a Pascom,  através do documento da Igreja do Brasil, tendo como base o Diretório de Comunicação (Livro 244) da CNBB.   “Comum +Ação= Comunicação”. Daí surge a  comunhão, a partilha e a relação . A comunicação é social é  oportunidade de encontro , de solidariedade”, ressaltou a jornalista.

A atuação da Pascom não é só fazer, fotografar ou postar, é muito além; é preciso ser   pastoral, ser  imagem do Bom Pastor na comunicação. Por isso , a  comunicação não é opcional, é essencial entre todas as pastorais e comunidades paroquiais como um todo”, declarou, Andrea.

Andrea Gripp explica a organização da Pascom: a comunicação não é opcional, ela é essencial

A Pastoral da Comunicação é chamada a dialogar com a sociedade, a fim de comunicar a fé, a esperança e o amor. É a Pastoral da integração, pois presta serviços a toda comunidade paroquial. Neste intuito, o professor Antônio Giacomo, falou a respeito de Língua e Linguagem nas redes sociais.

Como nos comunicamos? De que forma eu estou conectado? Essas e outras questões ajudaram nas reflexões e a entender a cultura da linguagem, que nos leva ao  sentido da palavra, da verdade e do entendimento.  Ao final de sua apresentação, o prof. Antônio  lançou um desafio aos participantes. No salão, ele expôs várias gravuras de pintores famosos e pediu para que cada um fotografasse e escrevesse uma frase  com  mensagem evangelizadora. A atividade ficou como dever de casa. “Mãos à obra!

Prof. Antônio Giacomo falou sobre Língua e Linguagem nas redes sociais

Vanusa Ramos e toda  equipe de voluntários da Paróquia Santa Terezinha de Piranema estão de parabéns pela acolhida manifestada com tanta dedicação, carinho e amor.

Na parte da tarde, após o delicioso almoço, oferecido pela equipe da Paróquia Santa Terezinha de Piranema, houve o momento de partilha entre os participantes sobre o tema do encontro: “Que Pascom eu quero para minha paróquia”? A troca de experiências foi conduzida pela  coordenadora Diocesana da Pascom , Dalizania Melo, que concluiu o momento  com oração final. Em seguida, fêz os agradecimentos a todos, em especial, ao padre Jairo por sediar o evento em sua paróquia.

Tem Mais Formação

O próximo encontro diocesano da Pascom está programado para acontecer na cidade de Paraty, no próximo dia 10 de junho, e será para atender os agentes do  Regional PAR(de Angra à Paraty), e pessoas interessadas em colaborar com a comunicação na Igreja. Entre em contato com sua paróquia e para mais informações: 24- 3365-0901 ou whatApp 24-992116117

Padre Fábio de Melo e a turma da Pascom

13 de maio de 2018

Vale lembrar que o 52º Dia Mundial da Comunicação Social, comemorado em toda Igreja, no domingo da Ascensão, este ano, será no  dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima. Nesta data, o papa Francisco destina a sua mensagem aos comunicadores com o tema : “A Verdade vos tornará livres (jo 8,32) ” Fake News (notícias falsas) e o jornalismo de paz” .Vamos celebrar e viver o projeto de Deus!