Ano Missionário Diocesano: Cruz Peregrina chega a Ilha Grande

Neste mês de agosto, dando continuidade a visita da Cruz Missionária nas paróquias da Diocese de Itaguaí, a peregrinação  acontece de 1 à 15 de agosto na Ilha Grande- Paróquia São Sebastião, coordenada pelo frei Luiz.

Iniciando a peregrinação, no dia primeiro de agosto, ao cair da tarde, frei Luiz partiu do cais Santa Luzia em Angra dos Reis, num flex bote carregando a Cruz Missionária e  atravessou o mar até chegar no píer da Praia de Japariz- Ilha Grande.  Chegando lá, o sacerdote com a mochila nas costas e usando sandálias franciscanas , começou sua caminhada segurando uma  lanterna e  a cruz com destino à Praia do saco do Céu.

Já de noite, frei Luiz andou pela floresta numa trilha que não é para os fracos, pois o chão é coberto por grandes raízes. Ele seguiu a trilha que  estava iluminada pela a luz da lua, em clima de oração e alegria impulsionado pelo Espírito Santo. Andando apressadamente frei Luiz parecia que corria atrás do vento caminhando sem parar a fim de anunciar o Evangelho as pessoas que o aguardavam naquela comunidade.

A primeira igreja da Paróquia São Sebastião Ilha Grande a receber a Cruz Missionária foi a capela São Cosme e São Damião em Saco do Céu Ilha Grande.

No momento em que Frei Luiz chega com a Cruz é recepcionado pelos noviços Frei Lucas e Frei Daniel, que também fazem parte do Instituto dos Frades de Emaús. Os jovens noviços junto com alguns paroquianos visitaram onze lares, para evangelizar as famílias, fortalecer o 1º anuncio de Jesus Cristo “ Ide  a todos”… Com a igreja lotada de fiéis, Frei Luiz, celebrou a Santa Missa com a cruz missionária no altar.

No dia seguinte fez a mesma trilha sentido contrário até a Praia de Japariz para pegar uma carona num barco que saía bem cedo para a cidade de Angra, onde  a Cruz ficou guardada na Igreja na Matriz. Por volta das  14h Frei Lucas e Frei Daniel carregaram a Cruz, e os dois voltam à Ilha, desta vez, à  praia de Araçatiba para partilhar a Celebração da Palavra na capela Nossa Senhora da Lapa num ambiente de fraternidade que leva a todos a Escutar a Palavra de Deus.

Ainda no trajeto da cruz peregrina, na Ilha Grande a terceira Igreja a receber a Cruz Missionária foi a Matriz São Sebastião , que fica no Abraão. Após a Santa Missa, houve adoração e Louvor ao Santíssimo Sacramento com preces e agradecimentos. No roteiro desta semana, a cruz estará na capela do  Divino Espírito Santo, na Praia do Bananal, e depois segue para Igreja Senhora Santana, na praia do Matariz. E por  último visita da cruz à  Praia do Aventureiro, no próximo dia 15 de agosto, que será recebida pela comunidade Santa Cruz, encerrando assim a missão peregrina da paróquia São Sebastião da Ilha Grande. Que alegria para o povo de Deus!

Texto e fotos de Neuseli Cardoso

Pascom Paróquia São Sebastião