Assembléia: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade

assembleia-diocesana-16

Dom Ubiratan apresentando o documento da CNBB-105 para assembléia diocesana

Está  se aproximando o fim do ano, e como sempre acontece nesta época , a Diocese de Itaguaí realiza à Assembléia Diocesana, no Centro de Formação da Mitra, em Mangaratiba. O bispo , os padres, diáconos e as lideranças dos movimentos e pastorais  de todas as paróquias da nossa Diocese se reuniram para a assembléia,  neste sábado, a partir das  8h, com a santa Missa, presidida por  Dom Ubiratan.

“A Igreja é o povo de Deus todo”, disse o bispo na abertura da assembléia. O encontro marcou os rumos da caminhada eclesial baseada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, este ano,  com o tema : “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade- “Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).

assembleia-diocesana-marco-16

O palestrante Padre Marcus Barbosa e sua mensagem enriquecedora para caminhada de fé

O documento da CNBB- 105- foi apresentado pelo palestrante e padre convidado Marcus Barbosa Guimarães, da Paróquia Santo Antônio da Diocese de Nova Iguaçu-RJ.  Padre Marcus explicou que este documento (105) aprovado na Assembléia da CNBB,  trata da vocação dos cristãos leigos e leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais e co-responsáveis pela nova evangelização, tanto na Igreja como no mundo. -Jesus nos revela; Ele revela a nossa vocação eclesial, deixando a Igreja ser comunhão- declarou o sacerdote.

Para tomar conhecimento e consciência do papel de cada um na missão evangelizadora, pe Marcus recomendou a leitura e o estudo profundo deste documento (livreto) que se divide em três capítulos: primeiro- O Cristão Leigo, sujeito na Igreja e no Mundo: Esperanças e Angústias, Avanços e Recuos; o segundo- Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo e o terceiro capítulo: A ação transformadora na Igreja e no mundo;  e conclui o documento  enunciando indicativos e compromissos para caminhada do laicato em nossa sociedade brasileira.

dsc07272

Ainda durante a assembléia, padre Eduardo falou sobre o Ano Missionário na Diocese de Itaguai, que a partir de dezembro próximo, começarão  os preparativos para a formação dos missionários que serão enviados no dia da Missa dos Santos Óleos, 12 de abril de 2017.

Após à apresentação e propostas das atividades do calendário Diocesano , preparado pelas lideranças religiosas para o próximo ano, encerrou-se a assembléia  com um fraterno  almoço.

dsc07286

dsc07284