Notícia da Diocese

Mensagem do Bispo: Catequese de Inspiração Catecumenal

Autor:

Aos Leigos, Religiosos e Sacerdotes da Diocese de Itaguaí/RJ

A Catequese no Brasil quer resgatar a Catequese de Inspiração Catecumenal, sendo um Itinerário de Iniciação à Vida Cristã (IVC). Essa não pode ser uma catequese ocasional, em vista apenas dos sacramentos, mas implica em um itinerário de fé permanente. É preciso superar uma fé individualista, intimista e desencarnada, própria do nosso tempo.


As Dioceses de todo o Brasil, assim como compartilhado na 4ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu de 14 a 18 de novembro em Itaici/SP, têm realizado iniciativas para que este Projeto seja implementado. A partir do Documento 107 (CNBB), precisamos responder à essa urgência: “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar Discípulos Missionários”.

Nossa Diocese também deu passos firmes. Em 2018, muitas foram muitas as iniciativas para que os Catequistas estivessem reunidos desenvolvendo a sensibilidade para uma Catequese Mistagógica que leve viver como Jesus viveu: Encontro Diocesano; Representação de 10 Catequistas na Assembleia do Leste I; Festa Diocesana no dia dos Catequistas; Retiro Diocesano; Reuniões de Coordenadores em cada Regional (Muriqui e Parati), Formação Diocesana sobre Metodologia Catequética; Representação da Coordenadora Diocesana na Semana Brasileira de Catequese; Representação do GRECAT no Congresso da Pastoral Familiar; Escolas Catequéticas Regionais atuando com afinco na preparação de novos Catequistas e ampliação do GRECAT com a nomeação de mais 08 Catequistas e o esforço de sintonia com a Pastoral Familiar que tem sido representada nos encontros e já também já há esforços para que a Pastoral Litúrgica e a Pastoral do Batismo caminhem em unidade nesta missão.

Um dos pontos que se fez necessário rever com urgência foi o “material didático da Catequese”, pois não havia uma unidade que nos garantisse que o “conteúdo de nossa fé” estivesse sendo comtemplados. Neste sentido, após análise de vários materiais, de diversas editoras, compreendemos que o material da Editora Vozes contempla com muito êxito: conteúdos, ilustrações, fundamentação Bíblica, Catecismo e demais documentos da Igreja; contextualização com a realidade, didática, ilustração…Também o valor está satisfatório. A Editora doou a cada Paróquia uma caixa fechada com toda a coleção. Além disso, a Editora nos garante a assessoria com profissionais qualificados, assumindo inteiramente os gastos para tal, assim como já ocorreu no encontro realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde estavam presentes 130 Catequistas.

Neste sentido, a orientação é que o material da editora vozes seja adotado, ainda que seja apenas para os Catequistas, pois os mesmos precisam de uma fonte segura de pesquisa que esteja em unidade com toda a Catequese Diocesana e com os rumos da Catequese no Brasil.
Segue os contatos da Coordenação Diocesana de Catequese para que qualquer dúvida seja esclarecida sobre este novo momento da Catequese de acordo com o apelo da Igreja no Brasil: Profª Joana Darc Venancio: [email protected];
(21) 99302 3794 (Cel e WhatsApp)Com minha Bênção,
Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)
Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ
Fonte:
Dom Jose Ubiratan

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *