Notícia da Diocese

Cursilho dos Homens realizado em Mangaratiba

Autor:

Aconteceu neste último final semana, dias 28, 29 e 30 de junho , o “59° Cursilho para Homens”, realizado na Casa de Formação, em Mangaratiba/RJ, organizado pelo GED Itaguaí/RJ Leste 1 RJ, que contou com a participação de 24 Neo´s Cursilhistas (novos).

O “59° Cursilho para Homens” foi coordenado pelos Cursilhistas Élcio da Silva e Ricardo Daher, do Balneário.

Os trabalhos começaram com a chegada da equipe , na tarde de sexta. Ás 17h30m foi realizado a Missa de Entrega, já com a presença de todos os Cursilhistas da equipe, que foi celebrado pelo Padre Luiz Carlos Zotesco, que é o atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica no bairro do Balneário em Angra dos Reis/RJ.

Ainda na sexta (28), às 19h30, os 24 Neo´s Cursilhistas, chegaram à Casa de Formação, em Mangaratiba, onde foram recepcionados pela equipe do folclore, com boas vindas. Em os seguida os Neo´s Cursilhistas partiram para sala de palestras, onde a equipe (parte) fez uma breve apresentação. E no fim da apresentação foi servido a todos o jantar.

Já após o jantar os Neo´s Cursilhistas partiram para a Capela, onde assistiram as seguintes mensagens:
. Um Olhar sobre si mesmo – falado pelo Cursilhista Delci Ribeiro;
. Um Pai Rico em misericórdia – falado pelo Cursilhista Bôsco;
. Os Encontros com Cristo – falado pelo Cursilhista Casé.

 

No sábado, dia 29, todos foram acordados com a Alvorada, e seguiram para a Capela, onde Padre Luiz Carlos Zotesco, celebrou uma Missa. Com o término do café da manhã, se deram inicio aos trabalhos do dia, que ficaram da seguinte forma:

. Às 8h50min – mensagem “O Sentido da Vida” – falado por Padre Luiz Carlos Zotesco;
. Às 10h25min – mensagem “A Graça: Vida na Vida” – falado pelo Cursilhista André Teixeira;
. Às 12h25min – almoço e descanso;
. Às 13h30 – mensagem “Jesus Cristo: Homem e Deus Libertador” – falado pela Cursilhista Glauciane (Ciane);
. Às 14h30min – mensagem “A Comunidade do Povo de Deus: Igreja” – falado pelo Cursilhista Bôsco;
. Às 16h30min – mensagem “Sacramento” – falado Diácono Gicelio, de Mangaratiba;
. Às 17h20min – Momento de Oração no Sacrário, realizado pelo Diácono Gicelio;
. Às 20h30min – mensagem “Maria: Mãe de Deus e da Igreja” – falado pelo Cursilhista Ricardo Daher.

Como sempre acontece no almoço de sábado (29), a turma da cozinha fez a tradicional apresentação para os Neo´s Cursilhistas. E um dos momentos mais marcantes foi na hora do jantar, que foi servido antes da mensagem sobre “Maria: Mãe de Deus e da Igreja”, onde todos os Neo´s Cursilhistas entraram no refeitório de olhos fechados e quando abriram assistiram a um vídeo cantado sobre Jesus Cristo. E com o fim da última mensagem(“Maria: Mãe de Deus e da Igreja”), todos partiram para os quartos e foram repousar.

No domingo, dia 30, o dia foi iniciado às 7h da manhã, na Capela, onde o Cursilhista Alencar (Bil), fez um comentário sobre “Semeadura e a Vinha”, onde após este comentário, já por volta das 7h20min, foi servido a todos o café da manhã.

Após o café da manhã, foi dado início aos trabalhos do dia, que foram da seguinte forma:

. Às 7h50min – mensagem “O Cristão Comprometido” – falado pelo Cursilhista André Luiz Nascimento;
. Às 8h25min – mensagem “VER” – falado pela Cursilhista Márcia Pauleti;
. Às 11h – mensagem “AGIR” – falado pela Cursilhista Maria Dalva;
. Às 13h55min – mensagem “Esperança” – falado pelo Cursilhista Justiniano.

Às 12h20 min, foi servido o delicioso almoço, que contou com apresentação da função de toda equipe da cozinha. Em seguida toda equipe cantou a canção de despedida, fazendo com todos os Neo´s Cursilhistas. Só que momentos antes da canção houve uma pequena apresentação de festa junina, onde todos os componentes da cozinha estavam caracterizados. E tudo com direito a uma fogueira de mentira e noivos, que foram representados pelos Cursilhistas Salvadora (Pá) e Donizetti. Nesta ocasião após o almoço teve os parabéns, para os aniversariantes do mês de junho, que ganharam um delicioso bolo de chocolate. Os aniversariantes foram: Gilberto (novo Cursilhista), Rosa, Élcio, Jacqueline, Marcinha e Cecília.

Todos os trabalhos foram concluídos com a Santa Missa, que foi celebrada pelo Padre Ronaldo, que atualmente hoje atua como Pároco da Paroquia de Muriqui. Inclusive durante esta Missa todos os Neo´s Cursilhistas receberam seus crucifixos que foram Abençoados e entregues pelas mãos de Padre Ronaldo. Ao término da Missa, os Coordenadores do “59° Cursilho Para Homens”, fizeram um agradecimento a todos e deram por encerrado todos os trabalhos.

 

Fonte e Fotos: ANDRÉ TEIXEIRA

André Teixeira – Assessor de Comunicação
GED Itaguaí/RJ – Leste 1

Fonte:
André Teixeira

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *