Despedidas do Ano e a Missão para 2019

Está  terminando o ano e começam as expectativas para  2019. O bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes reuniu  em Assembléia Geral, seus representantes de Pastorais e Movimentos, além de seminaristas, diáconos e todo clero para o planejamento das atividades para o próximo ano.

_É um momento de reflexão, de partilha e de  organizarmos  o cronograma para ação evangelizadora, feito por cada paróquia de nossa Diocese_ explica, Dom Ubiratan.  Durante o encontro, realizado no Centro de Formação em Mangaratiba, os participantes  assistiram palestras com o padre Eduardo Lima, pároco da Paróquia São Francisco Xavier  e  padre Luis Antônio, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O tema para reflexão explicou sobre a “Missão do Leigo na Igreja, segundo o Código de Direito Canônico”.

Padre Luis Antônio disse que “ todos os batizados são chamados a santidade de vida”

Leigos e todo clero da Diocese de Itaguaí, reunidos em Assembléia Anual

Respeitar a mística da Igreja, enfatizou padre Eduardo. “Nossa obediência está em esperar em Deus todas as coisas”.

Padre Eduardo falou sobre  Código de Direito Canônico e aplicação aos fiéis leigos.Um dos eventos de destaque deste ano de 2018, Dom Ubiratan ressaltou  o IX Congresso da Pastoral Familiar Leste 1, realizado de 16 à 18 de novembro,  no Colégio Naval em Angra dos Reis. O bispo,  agradeceu o casal diocesano, Dalva e Luis , que estiveram atuando nesses últimos anos, e ainda  apresentou os novos coordenadores da pastoral Familiar para os próximos 3 anos. Dom Ubiratan anunciou também como novos coordenadores diocesanos, o Padre Fábio de Melo Gonçalves, do regional SIM e padre Cícero, do PAR

Após os avisos finais, a Assembléia foi concluída com as bençãos do bispo e um almoço de confraternização.

Padre Gilberto, vigário diocesano,  apresentou o planejamento elaborados pelas  paróquias.

Dom Ubiratan iniciou o encontro com momento de oração na Capela Diocesana do Centro de Formação em Mangaratiba