- Diocese de Itaguaí - http://dioceseitaguai.org.br -

Dom Ubiratan Celebra Missa Solene na Festa de São Benedito

A programação festiva em honra ao glorioso São Benedito começou  no dia 09 de abril, com o levantamento dos mastros no Largo da Matriz em Angra dos Reis.  No decorrer da  semana houve celebrações na Igreja Santa Luzia, às 19h30, e no dia da festa foram realizadas três Missas. A primeira às 7h da manhã , com frei Marcelo Aquino, que veio especialmente de Mogi das Cruzes para celebrar na Igreja  Santa Luzia. A segunda Missa, a mais festiva , aconteceu às  10h, com o  bispo diocesano José Ubiratan Lopes. E a tarde, última Missa do dia, também na Matriz foi celebrada às 16h, pelo pároco frei Fernando Bezerra Leite.

Missa Solene

Antes da Missa das dez, a banda de Música do Colégio Naval tocou o Hino Nacional, onde foi realizada a celebração com a presença de autoridades, além dos juízes e festeiros Silas e Fátima, Fernanda e Luiz Eduardo Rabha, do casal de rei e rainha figuras tradicionais da Festa de São Benedito.

Em sua mensagem, Dom Ubiratan  iniciou dizendo que estamos vivendo a  oitava da Páscoa. E citou:  “Jesus ao aparecer Ressuscitado para as mulheres que estavam do lado de fora do túmulo, disse: -Alegrai-vos! “ Também nós, nesta grande festa  de São Benedito devemos nos  alegrar; porque Cristo venceu o sofrimento e a morte”. E continuou: “ São Benedito soube anunciar essa verdade do Cristo Ressuscitado, ele soube ser luz  de Cristo, e foi seu  seguidor fazendo o bem , deixando transparecer  o brilho da luz do nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou o bispo.

“Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão”. Cristo Ressuscitou! Aleluia!

Em seguida, o bispo abençoou os devotos com o relicário de São Benedito (que traz um pedaço do corpo do santo). Houve distribuição de pães e do santinho. Em seguida, os fiéis seguiram para o tradicional almoço no Ceav, acompanhados dos grupos de Congada, vindos de Lorena e Guaratingueta (SP), que todo ano,  animam e  dão um colorido especial  a festa.

No final da celebração, o atual provedor da Irmandade, Roberto Costa fez questão de agradecer a seu pai, Carlindo Antônio Costa, 74 anos, pelos serviços prestados a Irmandade ao longo desses anos, e que hoje está afastado por  problemas de saúde.  “Meu pai dedicou uma vida inteira a Irmandade e sempre  ajudou  várias Igrejas da cidade com doações de bancos e entre outras obras com o dinheiro das barraquinhas”, desabafou Roberto Costa.

Este ano, a festa em homenagem ao patrono da Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis, terminou sem a tradicional procissão que atrai milhares de fiéis.  O tempo não colaborou e a procissão foi adiada para o próximo domingo, 23 de abril, às 16h, saindo da Igreja Matriz.