Notícia da Diocese

ENCONTRO DOS COORDENADORES DE CATEQUESE

Autor:

Os Coordenadores Paroquiais da Catequese e representantes da Pastoral Familiar, Liturgia, Batismo e setor Juventude, dirigidos pela Coordenação Diocesana de Catequese e o GRECAT (Grupo de reflexão Catequética), encontraram-se em Assembleia no dia 06 de julho de 2019 na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Paraty. Por desejo de Deus, o encontro aconteceu no primeiro dia da Cidade Proclamada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A história está marcada para sempre!

Ao longo do ano acontecem duas Assembleias de Coordenadores e Catequistas representantes. O objetivo é avaliar o semestre pastoral e cuidar do planejamento do semestre vindouro. O Encontro transcorreu em clima de muita alegria, fraternidade e da certeza da entrega para a Missão. Não há palavras que possam expressar com precisão nossos agradecimentos aos Paroquianos que nos acolheram e nos proporcionaram um dia cheio de cuidados: maravilhoso café da manhã, almoço pra lá de delicioso e muitos abraços fraternos. Nossos agradecimentos ao Diácono Paulo e ao Pe Milton que nos levaram palavras sábias e a Bênção de Deus. Na pessoa da Catequista Cristina, estendemos nossa Gratidão à toda Paróquia Nossa Senhora dos Remédios que nos recebeu alagada de muito amor.

Ao nosso Bispo Dom José Ubiratan, nossa gratidão, admiração e respeito. Não podendo estar presente pessoalmente, teve o cuidado de enviar um vídeo, também postado em sua rede social, nos deixando palavras de incentivo, reconhecimento e a Bênção. O vídeo foi visto simultaneamente pelos smartfone dos presentes. Uma bela constatação, de que os Meios de Comunicação, quando bem utilizados, podem ser grandes aliados na construção do Reino.

Atendendo ao apelo da Igreja, a Catequese da Diocese caminha a passos firmes para consolidar a Catequese de Inspiração Catecumenal, assim como a dos Primeiros Cristãos. É preciso resgatar, com Urgência, a Tradição, para que vencendo o tradicionalismo,  seja implementada uma Catequese que preencha os vazios dos novos tempos líquidos, sem perder a essência do Cristianismo.

É preciso uma Catequese de itinerário contínuo para que não ajam mais lacunas entre os Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã: Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma. Catequistas de BATISMO, Catequistas de 1ª EUCARISTIA,  Catequistas de CRISMA, esta é uma caminhada de Unidade. Esta é a Catequese de Iniciação à Vida Cristã. Somos todos Catequistas!

Urge uma Catequese Querigmática e Mistagógica para que não se rompa o elo, para que não se perca no caminho. “Esta catequese nunca pode ser considerada concluída, como se tivesse caráter de formatura cristã, pois o cristão sente necessidade de catequese permanente (IVC 66-69)”.

Nos ensina Papa Francisco: No início do cristianismo o valor desse mistério era experimentado (celebrado) e depois explicitado através de uma catequese chamada mistagógica, que inicia e aprofunda a experiência do mistério (IVC 43-44), desembocando em vida cristã permanente e consequente. Também hoje as comunidades cristãs devem estar preparadas parpermitir que o encontro com Jesus Cristo se faça e se refaça permanentemente (DGAE 2011-2015, n. 41). Trata-se de uma catequese não ocasional (só para sacramentos), mas permanente (DGAE 2011-22015, n. 85).

UM APELO: PASTORAL FAMILIAR, PASTORAL LITURGICA, SETOR JUVENTUDE e IAM. Estejam em sintonia conosco nesta implementação. Precisamos de vocês! Somente nesta sintonia, preencheremos as “lacunas entre os Sacramentos” e conseguiremos manter o itinerário Catequético.

Vejam as fotos desse belo dia.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *