Notícia da Diocese

Encontros em Paraty da Pascom e Catequese

Autor:

Paraty é sempre uma festa! E neste clima de alegria a cidade histórica, com apoio da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, acolheu neste dia 10, grupos de católicos para Formação Diocesana da Catequese e dos comunicadores da Pascom Regional PAR.       

O primeiro momento do encontro aconteceu no espaço da cantina, que fica ao lado da casa paroquial, no centro de Paraty, onde os grupos de coordenadores da Catequese e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) se reuniram para o café da manhã, após o momento de oração conduzido pelo seminarista Wagner Souza.

Em seguida, os comunicadores da Pascom se dirigiram para Igreja Matriz, onde foram realizadas as palestras. Já as catequistas permaneceram no próprio espaço da cantina, em meio ao jardim, num ambiente  aconchegante, decorado com o símbolo do Divino Espírito Santo.

Após as atividades da manhã, os dois grupos voltaram a se reunir, desta vez, para o almoço. Em seguida fizeram um tour religioso pela cidade histórica, e depois participaram da Santa Missa, que marcou o encerramento da programação de ambos os grupos católicos da Diocese de Itaguaí.         

Encontro Diocesano da Pascom Regional PAR 

Esta foi a primeira vez, que a cidade paratiense acolheu o Encontro Diocesano da Pascom , que  reuniu cerca de 20 comunicadores das paróquias do Regional PAR, que abrange as cidades de Paraty e Angra dos Reis.

Os trabalhos tiveram início na Igreja Matriz, com  a oração inicial , conduzida pelo seminarista Wagner Souza. Durante a sua reflexão, Wagner disse que é  essencial a comunicação para  evangelização, que vem fazendo memória aos apóstolos como difusores da Boa Nova de Cristo.

A primeira palestra do dia abordou o tema “Comunique-se: Língua e Linguagem”, apresentada pela professora Cláudia Freitas, da Universidade Estácio de Sá. Em sua exposição, Cláudia destacou a importância da leitura e do entendimento da língua para produção de textos, as diversas formas de tratamento da linguagem e sua influência no resultado das produções jornalísticas.

Com exemplos de casos reais, a professora chamou a atenção para o cuidado com o uso de expressões que podem soar impróprias, a ênfase na correção textual e a adequação dos textos ao meio, seja jornal, site, blog ou rede social, e ao público-alvo da mensagem.

À esq. a palestrante e profa. Cláudia Freitas e Dalizania Melo, coordenadora da Pascom Diocesana, durante a conferência

A segunda conferência foi conduzida pela coordenadora diocesana da Pascom Dalizania Melo. Com o tema “A Pascom que eu quero”, Dalizania mencionou  os principais desafios para a implantação e manutenção das pastorais da comunicação na Igreja e como esse trabalho vem sendo conduzido com sucesso nas várias paróquias da diocese. Dalizania lembrou da relevância que o papa Francisco confere ao trabalho das pastorais da comunicação. Em várias mensagens, o papa tem destacado o papel da comunicação, dos meios tradicionais ao mundo digital, para evangelização.

Segundo Dalizania, cada vez mais, as Pastorais da Comunicação  se tornarão importantes elos entre as demais pastorais, comunidades e movimentos, promovendo e estimulando uma igreja para além das portas das paróquias, como pede Francisco.

O historiador Marcell Moraes

Logo após o almoço, os participantes dos encontros puderam conferir a palestra “Reflexos do Sagrado” – uma abordagem histórico/cultural dos monumentos religiosos da cidade e sua influência na formação da identidade paratiense.

Promovida pelo historiador Marcell Moraes, especialista em História da Arte Sacra, a apresentação fez um apanhado geral dos monumentos da cidade, suas origens e particularidades, e destacou uma característica singular de Paraty: perto de 80% das imagens e peças históricas continuam em uso, demonstrando que a devoção caminha em conjunto com a preservação.

O restante da apresentação ocorreu in loco, por meio de uma visita guiada por Marcell aos principais monumentos históricos religiosos de Paraty, que incluíram, além da Igreja Matriz, a Capela Nossa Senhora das Dores, os Passos da Paixão, a Capela de Santa Cruz, terminando na Igreja de Santa Rita de Cássia, onde está localizado o Museu de Arte Sacra.

O diretor do museu, Júlio César Neto Dantas, finalizou a visitação, mostrando o acervo, suas características e peculiaridades.

O Encontro da Pascom foi encerrado com a Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo padre Luís Carlos Zotesso.

O presidente da Celebração Eucarística, pe. Luiz carlos Zotesso, na Igreja Nossa Senhora do Rosário

Para Mônica Marques, coordenadora da Pascom de Paraty, o evento foi prolífico graças ao empenho de todos. “Agradecemos aos envolvidos na realização do encontro, em especial ao nosso bispo Dom José Ubiratan Lopes pelo apoio e incentivo, e aos padres da diocese que valorizam o trabalho da Pascom em suas paróquias. Rogamos a São Francisco de Sales, padroeiro dos meios de comunicação, que interceda por nosso trabalho, para que possamos continuar a participar da construção do Reino de Deus”, declarou Mônica.

Os participantes foram recepcionados com um saboroso almoço na  cantina da paróquia, com as presenças dos padres Roberto, Luiz Carlos Zotesso, Milton e do seminarista Wagner

Os agentes da Pascom e as catequistas que também realizavam neste  dia, o Encontro Diocesano do Regional PAR.

Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Mc 16,15

Redação Pascom Paraty: Marcelo De Valécio

Fotos: Milton Netto

 

 

 

 

Fonte:
Pascom Paraty

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *