Notícia da Diocese

Festa de Corpus Christi nas Paróquias da Diocese de Itaguaí

Autor:

Por Dom José Ubiratan Lopes

Neste dia tão Especial em nossa Liturgia, compartilho a reflexão deWagner Souza

Festa de Corpus Christi-  Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

O calendário litúrgico determina que na primeira quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, seja celebrada em todo mundo a Festa de Corpus Christi, com caráter solene, a fim de enaltecer com os devidos louvores a presença viva e real de Nosso Senhor Jesus Cristo, nas espécies do pão e do vinho consagradas pelo sacerdote na celebração da Santa Missa.
Neste dia, após a comunhão dos fiéis, o sacerdote conduz a Hóstia Consagrada no ostensório pelas ruas da cidade, devidamente ornamentadas para receber o Senhor, que passa em nosso meio, garantindo-nos a certeza do seu amor que se faz presente no seio da Igreja, junto ao seu povo.
A Procissão de Corpus Christi, é a única procissão de preceito da Igreja, ou seja, todo fiel está obrigado por dever, a participar da Missa e acompanhar com reverência a presença viva de Nosso Senhor pelas ruas.
Tal rito é muito expressivo e nos faz pensar na experiência que viveram aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Jesus Histórico, pois da mesma maneira como caminhou pelas ruas da Galileia e tão glorioso e triunfante como adentrou a cidade santa de Jerusalém, através da Eucaristia, o Senhor vem até nós, passa pelas nossas ruas e caminha entre o seu povo, a fim de nos garantir a certeza da promessa, segundo a qual Ele permanece conosco até o fim dos tempos.
Que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, seja então para nós uma ocasião oportuna de renovar a nossa fé na presença de Jesus, e nos sentirmos preenchidos pela força do seu amor que nos renova e enche de esperança.

Wagner Souza

Católicos das diversas paróquias da Diocese de Itaguaí participaram nesta quinta-feira, 31, de Missas e Procissões para Celebrar Corpus Christi. Veja alguns momentos:

A turma da Paróquia Santa Terezinha de Seropédica preparando o tapete da Procissão

Padre Bruno Santiago e a benção do Santíssimo na Paróquia São Francisco de Assis-Itaguai

Padre Luiz Antônio celebra a primeira Missa de Corpus Crhisti na Paróquia Nossa Senhora do Rosário-Camorim em Angra

Padre Jefferson presidiu a Santa Missa na Paróquia Maria Mãe da Igreja em Seropédica, onde foi realizada a Primeira Eucaristia para 12 jovens

A Procissão de Corpus Christi, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição atraiu milhares de fiéis ao centro da cidade de Angra dos Reis, enfeitado com belo  tapete ornamental

Padre Jairo, pároco da Paróquia Santa Teresinha Piranema, os ministros da Eucaristia e os fiéis participando da procissão

Por Dalizania Melo
com a colaboração de fotos das equipes paroquiais da Pascom da Diocese

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *