Notícia da Diocese

GED Itaguaí/RJ Leste 1 participa  da 1ª Romaria Nacional do MCC

Autor:

O último sábado, dia 30, será um dia que ficará marcado para o resto da vida, na memória de todos os Cursilhistas. É que aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, a “1ª Romaria Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade”, organizado pelo GEN – Grupo Executivo Nacional.

Vieram caravanas todos os lugares do Brasil. Entre elas a do GED Itaguaí/RJ Leste 1/RJ, pertencente a Diocese de Itaguaí. Segundo estimativas, vieram para esta Peregrinação cerca de seis mil Cursilhistas.

A programação começou onde os Cursilhistas se concentraram por volta das 6h30 da manhã, de frente ao Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Em seguida todos partiram em Peregrinação ao Santuário de Aparecida, ao som do Decolores.

Já no Santuário de Aparecida, todos se acomodaram, onde assistiram a Missa das 9h, que foi preparada especialmente para o MCC – Movimento de Cursilhos de Cristandade. A Missa foi Celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando. Um diferencial desta Missa foi à participação do Querido Padre Xiko, que é o Assessor Eclesiástico do GEN. Durante a sua fala, Padre Xiko, trouxe um recado do Nosso Querido Papa Francisco, para todos os Cursilhistas, que ressaltou o seguinte: “todos os Cursilhistas devem cuidar do carisma e na transformação dos ambientes. Que também devemos cuidar da amizade com Deus e com os Irmãos, a caminho da perseverança. E que não possamos esquecer de todos os afastados da vida e da diguinidade da Fé de Jesus”, assim encerrou a fala do Padre Xiko.

Após o termino da Missa, todos os Cursilhistas retornaram para Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, onde foram recebidos por toda a equipe do GEN – Grupo Executivo Nacional. Na ocasião foi entregue a todos os presentes um pequeno guia, confeccionado especialmente para este evento. Já acomodados, o GEN, fez a apresentação de toda a sua Executiva. Após toda a apresentação, o Coordenador Geral do GEN, o Cursilhista João Barciela, agradeceu pela presença de todos, e se disse estar muito feliz com este momento tão lindo, de ver todos os Cursilhistas do Brasil inteiro reunidos. Outro momento importante foi quando os Coordenadores do GER de todo País, foram homenageados pelo GEN. Entre eles estavam o Coordenador do GER – Grupo Executivo Regional Leste 1/RJ, Marcelo Moura. Enfim, foram momentos de muitas informações, que foram repassadas a todos, como também de muita animação, que fez com que o ambiente ficasse ainda alegre. E para encerrar todas as atividades da “1ª Romaria Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade”, foi cantado o hino do Cursilhistas, o “DECOLORES”.

Do GED Itaguaí/RJ Leste 1, estiveram presentes cerca de 100 Cursilhistas, de praticamente todos os Setores. Entre eles estavam também os Coordenadores do GED Itaguaí, André Luiz Nascimento e Delci Ribeiro, que inclusive ficaram bem atentos, a tudo que foi dito.

Os Coordenadores do GED Itaguaí/RJ Leste 1, Delci Ribeiro e Andre Luiz Nascimento.

 

Fonte:
Andre Teixeira

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *