Ao encerrar o Ano do Laicato, nós Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, enviamos uma mensagem de agradecimento, encorajamento e gratidão a todos os Leigos e Leigas.

MENSAGEM AOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14)
Queridos irmãos leigos e leigas”.

Ao celebrar o Dia do Leigo e da Leiga, culminância deste Ano do Laicato, com o coração repleto de alegria e esperança, unimo-nos a todos os nossos irmãos e irmãs para agradecer os frutos alcançados e encorajá-los a prosseguir com entusiasmo na missão eclesial, expressa em rostos e experiências tão diferentes, mas buscando sempre construir o Reino.
Agradecemos ao Senhor a vocação de vocês, irmãos leigos e leigas, que respondem generosamente aos desafios e tarefas da hora presente. Verificamos com satisfação o crescimento de todos na organização e participação nos Conselhos de Leigos, Conselhos Pastorais diocesanos e paroquiais, a presença nos ministérios e serviços, bem como nos diversos Conselhos de Direitos, em sintonia com o Papa Francisco, numa Igreja em saída.

Acompanhando todo este empenho e dedicação, fazemos votos de que este Ano do Laicato deixe um legado de maior crescimento espiritual, de comprometimento missionário e de uma presença cristã e cidadã nos diversos ambientes, na elaboração e implementação de políticas públicas abrangentes e justas, especialmente em benefício dos mais pobres, num esforço na construção do bem comum.
Que o Pai das Misericórdias, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, abençoe cada um com ternura e os inspire no seu modo peculiar de seguir Jesus, no cumprimento à vontade de Deus, em defesa da vida humana e de toda a criação.

Bispos do Estado do Rio de Janeiro, Regional Leste 1 da CNBB.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2018.
Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Vice-Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo de Duque de Caxias
Secretário do Regional Leste 1 – CNBB

Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença;
Dom Frei José Ubiratan Lopes, OFMCap, Bispo de Itaguaí;
Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu;
Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo coadjutor de Nova Iguaçu;
Dom Francisco Biasin, Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda;
Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo da Diocese de Nova Friburgo;
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes;
Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo de Petrópolis;
Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney;
Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Roque Costa Souza, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Paulo Alves Romão, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Juarez Delorto Secco, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro;
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, Bispo Auxiliar de Niterói.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo