Missa de Exumação e Lançamento de vídeo da Vida de Dom Vital

A Missa de exumação dos restos mortais de Dom Vital João Geraldo Wilderink, O.Carm. foi celebrada na manhã, deste sábado(22), na Catedral São Francisco Xavier em Itaguaí.

A bonita celebração foi  presidida pelo bispo José Ubiratan Lopes e concelebrada por Dom Francisco Biasin, bispo da Diocese de Volta Redonda.Também estiveram presentes os familiares de Dom Vital,  que vieram especialmente da Holanda para cerimônia, além do padre holandês, Thiago , as irmãs carmelitas da Providência Divina, entre outros amigos e admiradores do saudoso bispo, que faleceu em 2014, vítima de um acidente de carro, na altura da estrada de Lídice.

Em sua homilia, dom Francisco Biasin lembrou que quando esteve na Cúria com dom Vital, ele estava engajado nos assuntos de política, e sempre atento as realidades sociais. E nesta questão, ele perguntava: Onde está Deus? Com muita simplicidade e sabedoria, dom Vital dizia que não tem nada de transformação na humanidade, se não tiver Deus. _ Ele  está presente na história-   E continuou rezando o  Salmo: ” Mostra-nos Senhor os Teus caminhos”

“Dom Vital buscava Deus não só para si, mas para o seu rebanho”, disse dom Francisco Biasin. “Ele viveu a luz da gratuidade do amor de Deus”.

Durante a Missa, foi exposta a urna com os restos mortais de dom Vital, que foi o primeiro bispo da Diocese de Itaguaí. No momento do ofertório, foram apresentados objetos e instrumentos que pertenciam a  Dom Vital, os quais,  ele usava para evangelizar.

“Ele foi um verdadeiro missionário, sempre preocupado com os índios, os  pobres e necessitados”, disse emocionada, a catequista Nilza.

“Pelo dom da vida de Dom Vital, demos graças a Deus”. Os sobrinhos holandeses,  prestam suas últimas homenagens ao querido tio e bispo, antes do sepultamento dos restos mortais na cripta da Catedral.

Os  sobrinhos holandeses de dom Vital: Gonny Pol e Wil Van der Veen

Durante  o translado dos restos mortais, a sobrinha holandesa tocou flauta na Missa de exumação. Momento de muita emoção!

A irmã Maria Cecília e Isa Maria acompanharam de perto as lutas pastorais de dom Vital e prestaram suas homenagens, no início da Celebração EucarísticaO Frei carmelita, dom Vital sempre esteve atento as realidades sociais. Ele chamava a presença feminina pela sua fé e sensibilidade.

Após a santa Missa, os fiéis se concentraram no salão paroquial, onde foi servido um lanche e em seguida, apresentação de um vídeo sobre a vida de dom Vital.

A idéia do vídeo foi de Isa Maria, que por mais de 10 anos,  acompanhou o trabalho missionário de Dom Vital.  “ Agradeço a todos que colaboraram para a produção desse vídeo, que traz muitas riquezas deixadas pelo nosso querido bispo ”, disse Isa.

“Dom Vital é uma mina , quanto mais se cava, mas se encontra. As pessoas estão descobrindo esse tesouro, pelos seus escritos. Ele ainda tem muito a dizer a sociedade de hoje, que vive essas realidades sociais”, declarou dom Biasin.

Flores, a bíblia e o cajado foram colocados junto a urna de dom Vital, que deixa saudades pelo seu exemplo de santidade.

Os fiéis puderam chegar até a urna, que foi colocada no interior da Igreja,  e fazer  a sua  oração e agradecimento a Deus pela vida de dom Vital.

A bela pintura em homenagem ao dom Vital ficou exposta no altar durante a celebração.

Breve histórico de Dom Vital

Dom Vital Wilderink, membro da Ordem do Carmo-Carmelitas, natural de Denventer, Holanda, recebeu no batismo o nome de João Geraldo. Após três anos de formação em um seminário menor na Holanda, foi designado para o Brasil, e em janeiro de 1949 chegou em Itu (SP), onde completou os estudos do seminário menor.

No ano de 1951, em Mogi das Cruzes (SP), ingressou para o noviciado, no fim do qual fez sua primeira profissão religiosa. Fez os estudos de Filosofia em São Paulo e depois foi enviado para Roma para concluir os estudos teológicos, no Colégio Internacional dos Carmelitas. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).

De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro; de 1991 a 1994, foi membro da Comissão Episcopal de Doutrina; de 1987 a 1990 e de 1995 a 1998, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética. Dom Vital foi membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano, delegado à Assembleia Espeical do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997. Também foi delegado do Sínodo sobre a Vida. Tinha como lema: “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”.

Falecimento

Dom Vital Wilderink, faleceu no dia 11 de agosto de 2014, em um acidente de carro,em Rio Claro, próximo a Lídice, onde morava no Emitério Santo Elias. Foi sepultado na Catedral, da Diocese de Itaguaí.

Pascom itaguaí