Palavra do Bispo

A lição da Gruta de Belém: É Natal!

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

É Natal! Alegramo-nos com o aniversário de Nosso Senhor de Jesus Cristo quando celebramos o seu nascimento em Belém. Contemplamos o Menino Jesus, o próprio Deus feito homem, que nasceu pobre, simples e desprovido para mostrar que sua única missão, aqui na terra,é unicamente servir toda humana-criatura. Por isso, a terra se alegra, os homens festejam e no céu, os anjos estão em júbilo.O Natal é a festa do encontro do céu com a terra. Todos nós, participamos da alegria dos pastores, que foram à gruta de Belém, visitar a criança que nasceu.

Neste dia tão feliz do Natal, celebramos o amor de Deus por nós.O próprio Deus,Onipotente e Poderoso, assume a natureza de uma criança para estar conosco. Por isso, o primeiro nome de Jesus foi Emanuel, que significa Deus conosco. Deus entra em nossa história, na forma de uma criança para dizer que somos amados. Ele veio compartilhar de nossa história. Ele veio para nos dar garantia de sua presença e nos redimir de todos os nossos pecados.

Assim como os pastores, vamos ao presépio!O presépio é o grande sinal do amor de Deus para conosco. Celebramos a vinda de Jesus na gruta de Belém e visualizamos a manifestação do amor de Deus, que veio tirar as trevas de nossas vidas. Jesus é a Luz do mundo! Ele vem para dissipar todas as trevas e para trazer a esperança em tempos melhores. Ele vem para consolar os corações aflitos. Ele vem para curar as feridas que marcam nossas vidas. Ele vem para dizer que não caminhamos solitários, mas fazemos uma caminhada solidária. Ele é solidário conosco, com nossa humanidade e com nossa história.

Celebramos este dia tão Santo,dia de Natal, a festa da esperança e da alegria.Festa do renascimento de Jesus em nós. Por isso, não podemos fechar nossos corações.Não podemos ficar insensíveis diante de um acontecimento tão jubiloso e tão importante para a humanidade. Deus vem dignificar nossa natureza humana e levantar nossa natureza decaída, nos dando dignidade maior.

Celebramos, no presépio, o nascimento de Jesus. O presépio é uma escola viva e nela devemos entrar para aprender com Jesus a lição da humildade, do amor, da solidariedade e da partilha. Jesus nasce criança e pequeno.Devemos apreender com Ele a lição do presépio, a lição da gruta de Belém.

O mundo de hoje, tão marcado pela violência e pelas trevas, deve aprender novamente com o Menino-Jesus. Entremos na gruta de Belém! Partilhemos com Maria e José, caminhemos com os Pastores, adoremos Jesus com os Reis Magos. O presépio é capaz de desarmar o mundo. É capaz de trazer,para todos nós,a Paz, a nova esperança e santificar nossas vidas.Aprendamos com o Menino-da-Gruta a lição do amor, da misericórdia e da ternura.

Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens e as mulheres de boa vontade! Estejamos de corações abertos para celebrar o Santo Natal. Que seja um tempo de paz, de alegria e de esperança para Jesus renascer em nossos corações. Que nossas famílias, sejam novos presépios,sejam novas Belém, onde Jesus quer renascer em cada Natal.

Na noite Santa do Natal, rezarei, de uma maneira muito especial, por todos vocês, que recomendam e suplicam minhas orações.Também para os que recomendam pelas redes sociais. Que o Menino Jesus enriqueça vossos corações de toda Paz e de toda alegria, nas festividades do Santo Natal.

O senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre Sua face e se compadeça de vós. O senhor volva para vós o Seu olhar e vos dê a Sua paz. O Senhor vos abençoe: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Com Jesus, Maria e José, Feliz Natal para todos!

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguai-RJ

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *