Palavra do Bispo

Advento: preparação para a Vinda do Senhor: fazer o bem e evitar o mal

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

 

O Advento é tempo Litúrgico de preparação para o Santo Natal.Assim como a Quaresma, que são os 40 dias de preparação para a Páscoa, o Advento é constituído também de umtempo de 04 semanas que antecipam o Natal.

Durante o Advento, as leituras da Palavra de Deus nos convidam para que estejamos preparados, atentos e vigilantes para a vinda do Senhor. O povo do Antigo Testamento também viveu o Advento, viveram a expectativa da Vinda do Senhor. Os Patriarcas e os Profetas anunciaram a vinda do Messias. João Batista também anunciou:”eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias” (Lc 3,16)“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Lc 3,4).
Neste período, vivemos também esta expectativa.

O tempo do Advento é caracterizado pela esperança. Na esperança vivemos a preparação e avigilância para a vinda do Senhor. A primeira Vinda do Senhorfoi quando Ele nasceu em Belém e assumiu a nossa natureza. Deus sendo ricose fez pobre. A cada ano, relembramos essa vinda. À medida que celebramos o Natal, a Igreja nos convida para que estejamos preparados para a segunda vinda do Senhor. Jesus nasceu em Belém, viveu, foi condenado sob Pôncio Pilatose foi crucificado. Na segunda Vinda, Ele virá na Glória, a Parusia. Ele não virá para ser novamente condenado, mas virá para nos julgar.

No Tempo do Advento,quatro semanas de caminhada até o Natal, precisamos reavaliar nossas vidas: Como estou diante de Deus? Como estou diante de meus irmãos? Como estou me comportando dentro de minha família? Como está meu compromisso com a Igreja? Precisamos vivenciar a fé e não deixar que essa chama da fé se apague em nossas vidas. A vigilância é a capacidade demanter sempre acesaa chama da fé e das boas obras. Toda Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina a fazer o bem e evitar o mal.Aquele que segue Jesus Cristo e aquele que quer fazer uma boa preparação para o Natal, deve aprender fazer o Bem e evitar o mal. Que de fato tenhamos um tempo de preparação parao renascimento de Jesus em nossas vidas e em nossas pessoas.

Todos os dias, coloco vocês em minhas orações. Os que passam por qualquer dificuldade, os doentes e os que passam por qualquer aflição devem confiar na Misericórdia do Senhor. Estejam certos de minhas orações por todos vocês e também para os que me acompanham pelas redes sociais.

Deixo a minha Bênção para que todos tenham um Advento muito fértil e muito rico, e que de fato, seja um tempo de preparação parao Natal Cristão. Que seja um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.

 

O Senhor esteja convosco! Que Deus todo Poderoso, por intercessão da Bem Aventurada, sempre Virgem Maria,vos abençoe e conceda a paz e toda proteção e a perpétua saúde da paz e do Corpo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Feliz Advento para todos!

 

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *