Palavra do Bispo

É QUARESMA: FAZEI PENITÊNCIA E CREDE NO EVANGELHO

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

A quaresma significa 40 dias de preparação para celebrarmos a Semana Santa, Paixão e Morte de Jesus e sua Gloriosa Ressurreição. É um tempo de caminhada, de crescimento, de purificação e de conversão. A Palavra de Deus convida-nos, através da Liturgia,à mudança de vida: “Fazei Penitência e crede no Evangelho”(Mc 1,15). Assim, devemos caminhar neste tempo de crescimento e de conversão e ir ao encontro sincero com Deus e com os irmãos pela caridade fraterna.

A tônica da Quaresma é conversão e a penitência. A Conversão inicia-se pela mudança do coração. Não mudar somente as coisas exteriores e a aparência de tudo, mas renovar-se como homem e como mulher. É o tempo de conversão de nossos corações. Conversão é mudar nossa vida para melhor. Por isso disse o Profeta Joel: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus”. (Jl 2,12-13)

Na Quaresma nos revitalizamos e nos renovamos.Cada um de nós tem alguma coisa para melhorar na vida. Cada um de nós tem alguma coisa para se libertar.Temos que viver intensamente este convite de mudança, de crescimento, de amor a Deus e de amor ao próximo. Somos convidados a “rasgar os nossos corações”.A cada Quaresma temos coisas para mudar em nossas vidas.Jesus passou também o seu tempo de Quaresma. Foram 40 dias no deserto, em oração e em jejum, preparando-se para a sua vida missionária.

A Igreja nos convida para que seja um tempo vivo de renovação de nossos corações e também de nossa comunidade e de nossa sociedade.Este ano a Campanha da Fraternidade lançada pela CNBB tem como tema: “Fraternidade e superação da violência” e como Lema: “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”. Um convite para a superação da violência. Devemos trabalhar pela promoção da paz e pela fraternidade. A Violência é uma ameaça para a sociedade. Todos estamos cansados dela. Nós queremos a Paz! Nós queremos a Fraternidade!A Quaresma nos ajudará viver a renovação, a conversão e a mudança de vida para melhor.Somos chamados a fazer esse exercício de preparação para a Páscoa. Fiquemos em oração, neste tempo de crescimento,de encontro com Deus e com os irmãos, pois somente assim iremos superar a violência.

Que o Espirito Santo, que conduziu Jesus no deserto naqueles 40 dias, possa conduzir a todos nós para que a Quaresma, seja de fato, um tempo de renovação, de conversão e de mudança de vida. De mudança de vida para melhor!

O Senhor vos abençoe e vos guarde. Vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz! O senhor vos abençoe e conceda uma Quaresma Santa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *