Palavra do Bispo

Ele está no meio de nós!

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

Queridos Irmãos e Queridas Irmãs,

É Tempo de Páscoa! Até o Domingo de Pentecostes estaremos na presença de Jesus Ressuscitado nos preparando para receber o Espírito Santo prometido.São cinquenta dias de conhecimento mais profundo de Jesus Ressuscitado. O Círio Pascal é o Grande Sinal desse tempo litúrgico. “Eis a Luz de Cristo”!

Cantemos a alegria de Jesus Ressuscitado! A Páscoaé chamada na Liturgia como o Dia dos dias. É a celebração da Ressurreição Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo,dia de Sol Nascente. Durante a Quaresma passamos pelo tempo de penitência para celebrar a Ressurreição. Na Semana Santa celebramos os acontecimentos salvíficos de nossa fé:pela paixão, a crucificação e amorte de Jesus Cristo, mas também sua Ressurreição.Na Páscoa proclamamos Aleluia por sua Vitória. Aquele que foi sepultado ressuscitou ao terceiro dia. Alegram-se o céu e a terra pela vitória de Jesus Cristo.

São Paulo diz: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (Cor 15,14). Jesus, ao ressuscitar, nos mostrou que Ele é o Senhor da história. A vitória de Jesus pertence a todos nós. Maria Madalena, ao visitar o túmulo para chorar a morte de seu amigo, viu que Elenão estava mais lá. Elafoi avisar aos Discípulos. João viu somente as faixas de linho no chão, não viu o Senhor Ressuscitado, mas acreditou. A vitória de Jesus pertence a todos nós!

A festa da Páscoa é um convite para que vivamos no Cristo Ressuscitado. Ele está em nossa história! Ele vive está nosso meio! Na Missa rezamos: “O Senhor esteja convosco: Ele está no meio de nós!”. Jesus Cristoressuscitado não é uma personagem do passado. A cada Missa Ele está presente em nosso meio. Jesus não ressuscitou somente para si, mas para que todos nós participássemosda Vida Nova. Ele ressuscitou para que também nós ressuscitemos. Tudo deve ser Novo: homem novo, mulher nova, coração e mente renovados. A fé deve nos fazer jogar fora o pessimismo, o mal humor e a desesperança para vivermos a alegria da Ressurreição. Jesus é o Senhor!

Não vivamos mais uma vida velha marcada pelo pecado, pela descrença e pela autossuficiência, mas ressuscitemos com Jesus Cristo.Vamos comungar da vitória de Jesus Cristo! Somos Cristãos batizados e por isso somos seguidores e discípulos de Jesus. Pascoa é festa no Céu e na Terra. Deus não nos criou para que vivamos caídos e prostrados, mas nos criou para que vivamos na fé e na esperança a partir da vitória de Jesus Ressuscitado. Sejamos Nova Criaturas! São Paulo diz: Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória”.(Cl 3,4) Assim como Maria Madalena ecomo os Discípulos,vivamos a alegria da Páscoa, vivamos a ressurreição de Jesus Cristo. Ela pertence a todos nós que somos os seus filhos e filhas muitos amados.

Com minhas Bênçãos!

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *