Palavra do Bispo

Jesus Ressuscitado remove as provações que impedem nossa alegria

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

Queridos irmãos e Queridas Irmãs, é com alegria que recebemos a notícia: Jesus, que foi crucificado e morto,Ressuscitou! Acolhemos este anúncio com muita alegria e júbilo. Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Esta foi a grande alegria da Páscoa para Maria Madalena, os apóstolos e para todos os seguidores de Jesus.

Nós também nos alegramos com a festa da Ressurreição. É a festa da Páscoa! Durante 40 dias, a Quaresma, nos preparamos e fizemos uma caminhada penitencial para celebrar a Semana Santa. Como fruto dessa caminhada, celebramos com júbilo a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus ressuscitado é o Senhor!Jesus Ressuscitado é o Vitorioso! Jesus Ressuscitado é traz para nós a vida nova. Ele é a própria vida!

Queridos irmãos e Queridas irmãs, devemos tomar parte na Páscoa de Jesus e com muito júbilo celebrar a sua Ressurreição.Jesus ressuscitou para si, mas para todos nós, que nEle cremos. Ressuscitou para todos nós, que somos seus discípulos e seguidores. Sejamos pessoas ressuscitadas, novas criaturas. Na festa da Páscoa tudo se torna novo. Tudo se renova. Homem novo, mulher nova, jovem novo, vida nova, nova Esperança, novo otimismo.Fé Renovada! O peso da pedra que estava sobre o túmulo de Jesus não existe mais. A pedra foi removida. Jesus Ressuscitado remove todo o pessimismo da nossa vida: a falta de coragem a falta de esperança e todas as provações que podem impedir a nossa alegria. Portanto, participemos da vitória e da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos ressuscitar com Jesus. Ressuscitar das trevas para a luz, do pecado para a vida de graça. Passar para uma vida de alegria e de esperança.

Queridos irmãos, Queridas Irmãs, se Jesus venceu a morte, o sofrimento, os obstáculos, Ele nos concede todos os meios e nos dá força para que possamos vencer com Ele. Aqueles que creem em Jesus Ressuscitado são vencedores e participam de sua vitória. A Páscoa é a festa alegria. Jesus ao aparecer Ressuscitado para as mulheres que estavam do lado de fora do túmulo, disse: – Alegrai-vos! (Mt 28,9)Alegrai-vos na vida nova. Alegrai-vos porque Jesus Ressuscitou!

Queridos irmãos e Queridas irmãs, nós também devemos ter a nossa Páscoa. Páscoa significa passagem da morte para vida; passagem da Cruz para ressurreição; passagem do sofrimento para Vitória. Precisamos fazer a passagem para uma vida renovada com Jesus.Jesus Cristo Ressuscitado, o Vitorioso, está presente em nosso cotidiano, presente em nossa história e em nossas vidas.

O Círio Pascal, abençoado na Vigília, visualiza que Cristo ressuscitado é a Luz do mundo, a Luz que dissipa nossas trevas. “Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas” (Jo 12, 46).Ele está presente em nosso meio. O Círio lembra que somos os seus seguidores,nós somos os seus discípulos e Ele ressuscitou para conceder a todos nós a sua vitória e a sua vida. Por isso rezamos conforme o Salmo 117: “Eis o dia que o senhor fez para nós, dia de alegria e de júbilo”. O dia que o senhor fez para nós é o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. O dia da vitória,da festa da vida,da festa da Alegria. Recebamos a notícia dos Anjos que estavam no túmulo de Jesus: Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galileia. (Lc 24,6)

Queridos irmãos e queridas irmãs, estejamos com a chama da nossa fé acesa celebrando a Grande Novidade, o Grande Acontecimento da nossa história, que é a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o ressuscitado não só do passado, mas de hoje. Ele está em nosso meio, em nossos dias. A força e o germe da Ressurreição se tornam presentes em nossos corações e em nossa sociedade. Sejamos criaturas novas. Estejamos ressuscitados com Cristo Jesus. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!

Com minhas Bênçãos.

Dom José Ubiratan (OFMCap)

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *