Palavra do Bispo

Jesus Ressuscitado remove as provações que impedem nossa alegria

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

Queridos irmãos e Queridas Irmãs, é com alegria que recebemos a notícia: Jesus, que foi crucificado e morto,Ressuscitou! Acolhemos este anúncio com muita alegria e júbilo. Jesus está vivo! Ele ressuscitou! Esta foi a grande alegria da Páscoa para Maria Madalena, os apóstolos e para todos os seguidores de Jesus.

Nós também nos alegramos com a festa da Ressurreição. É a festa da Páscoa! Durante 40 dias, a Quaresma, nos preparamos e fizemos uma caminhada penitencial para celebrar a Semana Santa. Como fruto dessa caminhada, celebramos com júbilo a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus ressuscitado é o Senhor!Jesus Ressuscitado é o Vitorioso! Jesus Ressuscitado é traz para nós a vida nova. Ele é a própria vida!

Queridos irmãos e Queridas irmãs, devemos tomar parte na Páscoa de Jesus e com muito júbilo celebrar a sua Ressurreição.Jesus ressuscitou para si, mas para todos nós, que nEle cremos. Ressuscitou para todos nós, que somos seus discípulos e seguidores. Sejamos pessoas ressuscitadas, novas criaturas. Na festa da Páscoa tudo se torna novo. Tudo se renova. Homem novo, mulher nova, jovem novo, vida nova, nova Esperança, novo otimismo.Fé Renovada! O peso da pedra que estava sobre o túmulo de Jesus não existe mais. A pedra foi removida. Jesus Ressuscitado remove todo o pessimismo da nossa vida: a falta de coragem a falta de esperança e todas as provações que podem impedir a nossa alegria. Portanto, participemos da vitória e da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos ressuscitar com Jesus. Ressuscitar das trevas para a luz, do pecado para a vida de graça. Passar para uma vida de alegria e de esperança.

Queridos irmãos, Queridas Irmãs, se Jesus venceu a morte, o sofrimento, os obstáculos, Ele nos concede todos os meios e nos dá força para que possamos vencer com Ele. Aqueles que creem em Jesus Ressuscitado são vencedores e participam de sua vitória. A Páscoa é a festa alegria. Jesus ao aparecer Ressuscitado para as mulheres que estavam do lado de fora do túmulo, disse: – Alegrai-vos! (Mt 28,9)Alegrai-vos na vida nova. Alegrai-vos porque Jesus Ressuscitou!

Queridos irmãos e Queridas irmãs, nós também devemos ter a nossa Páscoa. Páscoa significa passagem da morte para vida; passagem da Cruz para ressurreição; passagem do sofrimento para Vitória. Precisamos fazer a passagem para uma vida renovada com Jesus.Jesus Cristo Ressuscitado, o Vitorioso, está presente em nosso cotidiano, presente em nossa história e em nossas vidas.

O Círio Pascal, abençoado na Vigília, visualiza que Cristo ressuscitado é a Luz do mundo, a Luz que dissipa nossas trevas. “Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas” (Jo 12, 46).Ele está presente em nosso meio. O Círio lembra que somos os seus seguidores,nós somos os seus discípulos e Ele ressuscitou para conceder a todos nós a sua vitória e a sua vida. Por isso rezamos conforme o Salmo 117: “Eis o dia que o senhor fez para nós, dia de alegria e de júbilo”. O dia que o senhor fez para nós é o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. O dia da vitória,da festa da vida,da festa da Alegria. Recebamos a notícia dos Anjos que estavam no túmulo de Jesus: Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galileia. (Lc 24,6)

Queridos irmãos e queridas irmãs, estejamos com a chama da nossa fé acesa celebrando a Grande Novidade, o Grande Acontecimento da nossa história, que é a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o ressuscitado não só do passado, mas de hoje. Ele está em nosso meio, em nossos dias. A força e o germe da Ressurreição se tornam presentes em nossos corações e em nossa sociedade. Sejamos criaturas novas. Estejamos ressuscitados com Cristo Jesus. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!

Com minhas Bênçãos.

Dom José Ubiratan (OFMCap)