Palavra do Bispo

Semana Santa: seguindo os passos de Jesus

Autor: Dom Frei José Ubiratan Lopes OFMCap

Queridos irmãos e queridas irmãs,

Iniciamos com a Bênção dos Ramos as Celebrações da Semana Santa. Celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando Ele foi aclamado por todas as pessoas de fé, que diziam:“Bendito aquele que vem em nome do senhor, Hosana nas alturas!”(Mt 21,9) Nós também participamos dessa alegria na celebração de abertura da Semana Santa.Com os nossos ramos queremos louvar o Senhor e dizer com fé que Ele é o nosso Rei, nosso Salvador e nosso Senhor.Ele é o portador da Paz. É o Príncipe da Paz. Jesus triunfou em Jerusalém para trazer a Paz e a nossa Redenção.

Na Semana Santa queremos participar do tríduo Pascal:  Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo,com sua morte na cruz e da sua gloriosa Ressurreição no domingo de Páscoa.No Domingo de Ramos a cor litúrgica é vermelha para simbolizar e representar o sangue de Jesus, o sangue do Cordeiro que foi derramado no alto da Cruz. Jesus entregou sua vida como oferenda e assume sobre si todas as nossas culpas.A condenação que deveria cair sobre nós, pela causa dos nossos pecados, Jesus assumiu para si. Por isso ele disse: “Não existe maior amor do que aquele que dá a vida para salvar os seus amigos”(Jo 15,13).Jesus assim o fez! Ele se expôs e entregou sua vida em sacrifício para que nós pudéssemos gozar da Liberdade dos filhos de Deus.

Nós queremos caminhar durante essa semana com muita fé. Vamos participar dos atos litúrgicos acompanhando os passos de Jesus.Na véspera de sua morte, Jesus instituiu a Eucaristia.Ele celebrou a Ceia de despedida, a primeira missa, quando lavou os pés dos seus discípulos para dizer que “não veio para ser servido, mas veio para servir”(Mt 20,28).Ele veio como servo de toda humana criatura.Assim como ele lavou os nossos pés, nós devemos lavar os pés uns dos outros. Disse Jesus:”Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.” (Jo 13,15)

Durante a Semana Santa somos convidados a seguir os passos de Jesus com os seus discípulos. Pela oração, pelo amor fraterno, pelo perdão e pela fé,vamos acompanhar aqueles acontecimentos históricos da vida de Jesus para que também possamos receber a Redenção e a Salvação que oferece para todos nós.

Não sejamos insensíveis, mas sejamos como aquele povo humilde, povo de fé que O acolheu com os Ramos de oliveira em suas mãos.Os ramos representam a nossa fé. Queremos aclamar Jesus Cristo com nossa confiança, com nosso amor e dizer que Ele é o Rei da nossa vida.É o nosso Salvador e nosso Senhor.

Que a Semana Santa seja um tempo de Bênçãos e de graça de Deus sobre todos nóse para as nossas famílias.A Benção do Deus todo poderoso desça sobre vós e vos conceda uma feliz Semana Santa com as Graças e Bênçãos do Senhor que foi crucificado, morto, sepultado e que Ressuscitou ao terceiro dia.

A Benção do Deus todo-poderoso Pai e Filho Espírito Santo.Amém!

 

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *