Pastorais e Movimentos

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, do problema social da exclusão, miséria e violência. É o trabalho conjunto de todos para defender a vida, que busca a sobriedade, através a Pedagogia de Jesus libertador. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de droga. E hoje, vai além, trata de qualquer tipo de dependência – química ou não – vícios, manias ou compulsões.

Todos os membros da Pastoral da Sobriedade são voluntários. Trabalham com amor, dedicação e principalmente com perseverança. Atende os dependentes químicos e familiares, que buscam a sobriedade.

IDENTIFICAÇÃO

É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química.

Propõe 5 linhas de ação:
1. Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.
2. Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
3. Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.
4. Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade.
5. Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.

Fonte: Diocese de Amparo

Cidade: