Aclamada com Patrimônio Cultural pelo Iphan, a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty movimenta não só moradores como devotos de diversas partes do estado e país. É uma festa religiosa mas também cultural, espalhando-se pelas ruas e praças no formato de danças, gincanas, tendas de alimentação e shows musicais atraentes, agenda que foi aberta por Zeca Pagodinho e que terá o padre Antônio Maria no encerramento.
Marcada para o período de 27 de maio a 05 de junho, com 10 dias de duração, a festa se intensifica no final de semana, com a passagem do bando precatório e a presença do Imperador e seus vassalos, coroado pelos festeiros e comissão. O almoço de sábado, tradição mantida ao longo das decadas, é confeccionado pelos melhores quituteiros locais e entregue à população de graça, formando filas gigantescas no entorno da Igreja Matriz. Algo realmente imperdível, que agrada ao paladar e faz um bem danado, já que recebe a unção do Espírito Santo. Não sai um prato sequer sem a oração e a benção do padre, que se disponibiliza com alegria para esse feliz evento. Pergunte ao pároco da cidade, padre Roberto, o que acha da festa do Divino e vai ouvir o que ele já falou em homilias nas missas: “Ela já nem precisa de nós, se movimenta sozinha!” Pois é bem assim, o Divino voa nas suas próprias asas mas faz questão de depender de todos !
Mas que fique bem claro que o maior destaque da festa, acontece dentro da Igreja Matriz, num trabalho detalhado e incansável, que toma o ano inteiro dos festeiros e sua talentosa comissão.
A novena traz a cada dia um padre convidado de outras paróquias e dioceses que se expandem sobre a atuação do Espírito, o glorioso Divino. Cada missa é um tijolinho a mais colocado na fé de cada devoto ali presente. E a igreja superlota a cada dia. No encerramento, quando então se comemora Pentecostes, a descida do Espírito Santo entre os apóstolos e hoje em dia sobre todos nós, cumpre-se o objetivo maior: somos renovados na fé e na esperança de um mundo mais justo e melhor, que nos torne todos iguais e todos irmãos, como assim quer Jesus Cristo.
Fotos: Pascom Paraty