Neste domingo, 20 de agosto, celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ou como é conhecida pela comunidade católica do Ariró, festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Lapa.
A comunidade local pertence a Paróquia São Sebastião do Frade em Angra dos Reis, cujo pároco é o padre Luiz Carlos Zotesso, o celebrante da Santa Missa realizada nesta manhã, às 10h, juntamente com o diácono Ednaldo Braz. Antes da Celebração Eucarística, o padre Luiz acompanhou a procissão com a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Lapa e de São Benedito pelas ruas daquele bairro, com a participação dos fiéis rezando o santo terço.
“Hoje é um dia festivo, a capela fica cheia, por isso, tivemos que ficar pelo lado de fora, para bem celebramos o ápice dessa grande festa, que é a Eucaristia; é o momento mais importante o para nós o encontro do nosso Senhor”, disse padre Luiz. Em sua homilia, o padre explicou que Maria foi elevada ao céu de corpo e alma pelos anjos. “De Jesus e Maria não encontraram nada no túmulo, ficou vazio. Esse é o dogma de fé”, ressaltou padre Luiz.
Para encerrar a Celebração Eucarística, crianças vestidas de anjos, participaram da bonita Coroação em homenagem à Nossa Senhora. Neste momento chuvas de pétalas de rosas com muita alegria e louvor a Virgem Maria. Após as orações finais e as bênçãos, os católicos se reuniram para o delicioso almoço (feijoada) com direito a música ao vivo. Em seguida, a animação continuou com o festival de prêmios em prol à Igreja. E viva Nossa Senhora da Lapa!

Da Pascom
Fotos: Bruno Moreira
Gabriel e Dalizania Melo