Jesus ressuscitado, antes de voltar para casa do Pai prometeu que não nos deixaria órfãos e não deixaria sua minha Igreja sozinha. Chegando à casa do Pai, Ele e o Pai, enviariam o Defensor, o Paráclito, O espírito Santo. (Jo 14,15-18). A promessa de Jesus se realizou após 50 dias de sua Ressurreição, na festa de Pentecoste, festa da colheita. (Jo 20, 23)
O grande dom que recebemos é a presença espírito santo em nossas vidas. Reunidos em Jerusalém, no Cenáculo, os Apóstolos e Maria, ainda sentidos pela morte de Jesus, vêm sobre eles o Espírito Santo, em forma de línguas, em chamas de fogo. Todos ficaram cheios e repletos do Espírito Santo e começaram falar novas línguas. (At 2,1-11)Por isso celebramos o nascimento da Igreja Missionária. Após a recepção do Espírito Santo, os Discípulos e os Apóstolos não ficaram presos no Cenáculo, mas saíram para anunciar o Evangelho conforme as diversas línguas e nacionalidades presentes em Jerusalém. Todos os estrangeiros ouviram o anuncio do Evangelho em suas próprias línguas. Isso significa o “dom das Línguas”. A universalidade do anuncio da palavra de Deus. A Igreja é missionária, não só em Israel e na Palestina, mas se torna universal pela força do Espírito Santo.
O que aconteceu no dia de Pentecoste? Aconteceu uma transformação na vida daquela comunidade. O Espírito Santo infundiu sobre eles o dom da sabedoria, das línguas, a conversão do coração. Eles já eram convertidos, mas o Espírito Santo infundiu naquela comunidade uma nova conversão, um novo vigor, restaurou a fé. Infundiu também a virtude da esperança, o dom da fortaleza para que ficasse forte para anunciar o Evangelho testemunhando Jesus Cristo. O Espírito Santo renovou aquela comunidade e renovou a face da terra.
No dia de Pentecostes tudo na Igreja se torna novo.Força nova que o Espírito Santo sopra sobre a Igreja. Nós também participamos de Pentecoste. O espírito Santo é um dom do Pai para todos nós. Todos nós somos agraciados pela presença do Espirito Santo, o Espírito de Deus. Ele sustenta nossas vidas, nos impulsiona, abre novos caminhos para que possamos atravessar. Ele prepara nosso presente e nosso futuro. O Espírito Santo nos purifica e nos anima. Ele é o grande animador da Comunidade Cristã. A força do Espírito Santo nos faz vencer todas as barreiras e intempéries da vida. Devemos continuar suplicando: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis”!“Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra”! “Vinde Espírito Santo e renovai este mundo marcado com tanta violência”. “Vinde Espírito Santo e renovai a face do Brasil. Brasil marcado pela mentira, pela corrupção, pela desonestidade”.
Peçamos ao Espírito Santo que tenha compaixão de nós e venha nos trazer dias melhores. Que Ele afervorar nossas as comunidades e vir ao encontro de nossas Igrejas, de nossas apreensões e também de nossas alegrias.O Espírito Santo faz maravilhas em nosso meio. Ele transforma os corações de pedra em coração de carne. Ele nos santifica e faz com que sejamos os Filhos bem amados do Pai e seguidores de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não devemos nos cansar de suplicar:“Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra’!“Vinde, doce hospede das almas”! O Espírito Santo é hóspede, o dom de Deus, do Pai e do Filho que vem morar em nossas almas. São Paulo fala que “Todo aquele que foi batizado em Jesus Cristo se torna templo vivo do Espírito Santo”(I Cor 6,19)é onde ele quer morar, quer fazer a sua casa.
Vamos renovar nossa esperança, crer em dias melhores e renovar nossa confiança. O espírito Santo é a vida de nossas vidas. É Ele que infunde em nós o dom da fortaleza e faz com que caminhemos sempre de cabeças erguidas e sempre confiantes no Pai e na sua Misericórdia e também na sua assistência diária.
Com minhas Bênçãos.
Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)
Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ