Queridos Irmãos e Queridas Irmãs,
Setembro é o mês da Bíblia. Temos de ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus. Jesus é a Luz que ilumina nossas trevas e ao lado de Jesus encontramos sua Santíssima Mãe, aquela que viveu intensamente a Palavra de Deus. Jesus, ao dizer que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem e praticam a Palavra de Deus, destaca Nossa Senhora como exemplo de quem ouve e vive a Palavra de Deus. Quem quer ser como Maria deve acolher e aceitar a Palavra de Deus. Jesus amplia sua familiaridade a todo aquele que acolhe a Palavra de Deus e a pratica.
A Igreja nos orienta sobre o respeito que temos que ter coma Palavra de Deus. A palavra de Deus não é teoria, mas deve ser ouvida, meditada, guardada no coração e transformada em atos concretos em nossa vida. A Palavra de Deus deve ser retirada do livro e levada para a vida, para nosso cotidiano. Maria é colocada no lugar de destaque por Jesus por ser aquela que mais praticou a Palavra de Deus. Ela aceitou cumprir a Palavra de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)
Maria fez um ato de fé em Jesus e realizou o Projeto de Deus, acreditando em sua Palavra. Maria acolheu com fé e viveu a Palavra de Deus, o compromisso com a fé, com a esperança, com a caridade fraterna.
A Palavra de Deus deve ser o centro de nossas ações. A Igreja é alimentada pelo Pão Eucarístico e pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus deve estar presente em nossos corações e em nossas comunidades. Ela não deve ser lida como qualquer outra coisa, mas lida no espírito de fé, de oração e aceitação. A leitura da Palavra tem que ter uma dinâmica própria, é a Lectio Divina, (Leitura Orante da Bíblia), ou seja, devemos acolher a Palavra de Deus no coração, no espírito de entrega à Providencia de Deus pela Leitura Orante, assim como recomendada pelo Papa Bento XVI. Na Exortação Apostólica Verbum Domini ele nos apresentando como a Palavra de Deus tem que ser acolhida por nós. Afirma a Exortação: “Conscientes do significado fundamental da Palavra de Deus referida ao Verbo eterno de Deus feito carne, único salvador e mediador entre Deus e o homem,e escutando esta Palavra, somos levados pela revelação bíblica a reconhecer que ela é o fundamento de toda a realidade”.
Temos que deixar a Palavra de Deus transformar a nossa vida,assim como transformou a vida de Paulo na conversão. Paulo foi transformado pela Palavra de Deus. Paulo acolheu a Palavra de Deus com fé. Saulo cai por terra e assim morre o homem velho e em Damasco entra o homem novo, transformado pelo Espírito Santo e pela força da Palavra de Deus.
Precisamos ler a Bíblia e criaro costume de todos os dias refletir um trecho. Não é a quantidade que transforma,mas uma boa leitura feita no espírito de fé e oração acolhida no coração. A Palavra de Deus acolhida com o coração disponível, como o de Maria, que acolheu o Verbo de Deus, transforma a nossa existência para melhor.Não seremos mais os mesmos após a vivência da Palavra de Deus. Ela transforma nossas ações, infunde em nós a sabedoria, nos conforta nas tristezas, nos dá fortaleza para as intempéries da vida. Ela transforma a nossa sociedade, a nossa comunidade. Ela não deve ser apenas lida, mas meditada, acolhida com fé e devolvida a Deus no espírito de oração. Precisamos aprender a orar com a Palavra de Deus. Ela é vida! Jesus é a Palavra Viva do Pai. Ela precisa ser colocada na prática de nossa vida para iluminar nossa história, por isso precisa ser retirada do papel.
Maria Santíssima é a maior testemunha da Palavra de Deus. Quando o Anjo Gabriel foi à Nazaré levar o convite para ela ser Mãe de Deus, ela primeiro meditou, rezou e respondeu à Palavra de Deus se colocando como Serva. Ela consentiu e acolheu a Palavra de Deus não apenas na cabeça e nos ouvidos, mas no coração. A Palavra de Deus e envolveu toda sua vida. A vida de Nossa Senhora foi uma resposta viva à Palavra de Deus.
Santo Agostinho, um dos maiores Teólogos da Igreja, Pai da Espiritualidade, afirma que Nossa Senhora, antes de conceber o Verbo em seu Ventre, O recebeu e O concebeu em seu Coração pela aceitação da Palavra de Deus.
Todos os dias de nossas vidas precisamos ser como Maria, realizar a Palavra de Deus. Peçamos a Graça de acolhermos todos os dias a Palavra de Deus. Que tenhamos o compromisso de acolher todos os dias a Palavra de Deus com espírito de fé, de oração e de meditação para sermos transformados por ela.
Com minhas Bênçãos!
Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)
Bispo da Diocese de Itaguaí