A Abertura da Campanha da Fraternidade Regional PAR aconteceu no Convento do Carmo no dia 08/02/2020, sábado, de 09h às 11h. Um momento de encontros e reflexões.
A organização do dia foi de Padre Luiz Antonio (Coordenador do Regional PAR). Estiveram presentes os Padres do Regional, Seminaristas, o Bispo Diocesano, Dom José Ubiratan.
Tema: Fraternidade e Vida: dom e compromisso.
Lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.
Todos foram muito bem acolhidos pela equipe do Convento do Carmo que preparou um gostoso e suculento lanche.
A reflexão sobre o texto base da Campanha da Fraternidade foi conduzida pela Professora Joana Darc Venancio, coordenadora Diocesana da Pastoral da Catequese e da Educação. A apresentação em Power Point está disponível para quem quiser desenvolver reflexões sobre a campanha. Basta enviar um e-mail para [email protected]
Objetivo Geral: Conscientizar-se, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.
Objetivos Específicos:
- Apresentar o sentido da vida proposto por Jesus.
- Propor a compaixão e a ternura
- Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e do cuidado.
- Promover e defender a vida da fecundação ao seu fim natural.
- Despertar as famílias para a beleza do amor.
- Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar o Reino de Deus.
- Criar espaços nas comunidades para todos perceberem a vida como dom e compromisso.
- Despertar os jovens para o dom e beleza da vida e para cuidar de outros jovens.
- Valorizar, divulgar e fortalecer iniciativas em favor da vida.
- 10.Cuidar do Planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se para a vivência da ecologia integral.
Santa Dulce dos pobres é o símbolo desta Campanha, pois sua vida foi entregue aos cuidados com os irmãos. Ela fez o que fez o Bom Samaritano: Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou. Qual tem sido o nosso olhar para os irmãos? É um olhar de cuidado ou de indiferença?
O modo de cuidar de Santa Dulce dos Pobres sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”.
Mais Fotos:
Fotos: Página da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Angra (https://www.facebook.com/pascomangra) e do Fotógrafo da PASCOM Edyr Affonso.