Nesta quarta-feira, 06 de janeiro, Solenidade de Santos Reis, a celebração marcou também o aniversário da cidade de Angra dos Reis, que completa 519 anos. A missa comemorativa começou às 10h, e foi presidida pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, frei Petrônio de Miranda. Estiveram presentes, o prefeito Fernando Jordão, o vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, além dos fiéis devotos .
Frei Petronio, depois de falar sobre o maravilhoso encontro dos três Reis Magos com Menino Jesus, cantou uma bela música (de sua autoria) em homenagem à Angra, cidade que leva o nome dos Reis.
Ao final da Santa missa, o prefeito Fernando Jordão, disse que esse ano, não houve corte de bolo, queima de fogos, Folia de Reis, enfim, toda a programação foi cancelada, por causa da pandemia, mas que a celebração da missa neste dia, foi o acontecimento mais marcante para o aniversário da cidade.
“Estou muito emocionado por estar aqui, nesta Igreja, com a minha filha Gabriela, com todos vocês, e muito agradecido pelas suas palavras, que tocaram meu coração, e em ouvir a sua música para Angra, disse o prefeito ao Frei Petrônio.
Confira a letra da música: “Os Reis Magos em Angra dos Reis”-
O que eles estão procurando, a estrela começa a guiar. / Encontrar o Menino Jesus, Baltazar, Melchior e Gaspar (bis)
Deixaram as suas famílias, o conforto para caminhar. / Na Judéia em Belém, a Criança deveria estar (bis)
Que viagem tão longa fizeram, até Herodes souberam enganar. / O sanguinário governante, o Menino queria matar. (bis)
Todo sábio que busca a Jesus, nestes homens sabe se inspirar. /Se engana quem nega o Menino, e a vaidade só quer abraçar (bis)
Com Ouro Incenso e Mirra, o Filho de Deus vamos procurar. / Nos povos indígenas e negros, em Angra dos Reis ele vai estar (bis)
Hoje vejo cristãos fechados, desanimados com medo de andar. / Santos Reis abre nossos olhos, o Menino venha nos mostrar (bis)
Ó meu Deus protege a infância, do coronavírus venha nos livrar/ Sejamos cristãos em saída, que esta cidade saiba te ajudar (bis) Neste dia de Festa em Angra, eu também quero adorar/ O Menino que nasce nos morros, pede paz, comida e um lar (bis)
Autor: Frei Petrônio de Miranda ) O. Carm
Fotos: Wagner Gusmão