Está se aproximando o fim do ano, e como sempre acontece nesta época , a Diocese de Itaguaí realizou à Assembléia Diocesana, no Centro de Formação da Mitra, em Mangaratiba. Os padres, diáconos e as lideranças dos movimentos e pastorais de todas as paróquias da nossa Diocese se reuniram para a assembléia, neste sábado, a partir das 8h, com a santa Missa, presidida por Dom Ubiratan.
“A Igreja é o povo de Deus todo”, disse o bispo na abertura da assembléia. O encontro marcou os rumos da caminhada eclesial baseada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, este ano, com o tema : “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade- “Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).

Padre Marcus Barbosa
O documento da CNBB- 105- foi apresentado pelo palestrante e padre convidado Marcus Barbosa Guimarães, da Paróquia Santo Antônio da Diocese de Nova Iguaçu-RJ. Padre Marcus explicou que este documento (105) aprovado na Assembléia da CNBB, trata da vocação dos cristãos leigos e leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais e co-responsáveis pela nova evangelização, tanto na Igreja como no mundo. -Jesus nos revela; Ele revela a nossa vocação eclesial, deixando a Igreja ser comunhão- declarou o sacerdote.
Para tomar conhecimento e consciência do papel de cada um na missão evangelizadora, pe Marcus recomendou a leitura e o estudo profundo deste documento (livreto) que se divide em três capítulos: primeiro- O Cristão Leigo, sujeito na Igreja e no Mundo: Esperanças e Angústias, Avanços e Recuos; o segundo- Sujeito Eclesial: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo e o terceiro capítulo: A ação transformadora na Igreja e no mundo; e conclui o documento enunciando indicativos e compromissos para caminhada do laicato em nossa sociedade brasileira.
Ainda durante a assembléia, padre Eduardo falou sobre o Ano Missionário na Diocese de Itaguai, que a partir de dezembro próximo, começam os preparativos para a formação dos missionários, que serão enviados no dia da Missa dos Santos Óleos, 12 de abril de 2017.
Após à apresentação e propostas das atividades do calendário Diocesano para o próximo ano, encerrou-se a assembléia com um fraterno almoço.