A presença feminina nas pesquisas em comunicação traz uma contribuição importante para a sociedade. A comissão organizadora do Mutirão de Comunicação 2021 convidou algumas destas reconhecidas pesquisadoras para colaborar com a reflexão no evento. Confira abaixo o currículo e as conferências que serão apresentadas por elas.
VIVIANE MOSÉ
(Foto: Divulgação)
Capixaba, psicóloga e psicanalista, graduada pela Universidade Federal do Espirito Santo, onde tornou-se especialista em Elaboração e Implementação de Politicas Públicas. (Desta especialização nasceu o livro A resistência tapuia na Capitania do Espírito Santo, publicado em 2012).
É Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, (cuja tese foi publicada com o Título Nietzsche e a grande política da linguagem, em 2005, pela Editora Civilização Brasileira). É autora de doze livros entre poesia, filosofia, educação, tendo duas indicações ao Prêmio Jabuti, Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, de 2002, e A Escola e os desafios contemporâneos, de 2013.
Em 2005 e 2006 escreveu e apresentou a Série Ser ou não Ser no Fantástico da TV Globo onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Em 2008 escreveu e apresentou a série Ser ou não ser? /Educação exibida no canal Futura, e em 2017, no mesmo canal apresentou os 40 episódios da série Janelas da Inovação, com experiências exitosas em educação.
Durante seis anos fez comentários diários na Radio CBN junto com Carlos Heitor Cony e Arthur Xexéu no quadro Liberdade de expressão, e por mais um ano no quadro A arte da Gestão. É comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes. É palestrante renomada e tem como principais temas a sociedade em rede e os desafios do mundo contemporâneo.
Viviane Mosé profere a conferência Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade, no dia 24 de julho, às 13h30.
MAGALI CUNHA
(Foto: Divulgação)
Doutora em Ciências da Comunicação com estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, pesquisadora em Comunicação, Religiões e Política. Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM e integra a equipe de pesquisadores do Instituto de Estudos da Religião (ISER). Editora-geral do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias e colunista da Revista CartaCapital.
A professora Magali Cunha fará a conferência Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo, no dia 23 de julho, às 19h15.
ADRIANA BRAGA
(Foto: Divulgação)
Graduada em Psicologia, Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação. Atualmente, é Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e Vice-Presidenta da Media Ecology Association (MEA/EUA). Coordena o Mestrado Profissional em Tecnologias da Informação e Comunicação (MPTIC) e o Grupo de Pesquisa em Interações Digitais – GRID/CNPq.
Autora dos livros Introdução à Ecologia das Mídias (c/ Paul Levinson e Lance Strate. Loyola, 2019), Artificial Intelligence and the Singularity: A Fallacy or a great opportunity? (c/ Robert Logan. MDPI/Suíça, 2020), Personas Materno-Eletrônicas (Sulina, 2008); Corpo-Verão: jornalismo e discurso na imprensa feminina (PUC-Rio, 2016); e CMC, Identidades e Género: teoria e método (Ed. UBI/Portugal, 2005).
Tem produção na área de Comunicação, Informação, Linguística, Sociologia, Filosofia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação social, ambientes digitais, Inteligência Artificial, Ecologia das Mídias, Teorias da Comunicação, gênero, corpo e jornalismo.
A professora Adriana Braga irá participar da mesa redonda Ecologia das mídias e nas mídias católicas, no dia 24 de julho, às 11h15.
ELIZABETH SAAD
(Foto: Divulgação)
Professora titular sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Coordenadora do grupo de pesquisa COM+ – Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais. Tem formação na Universidade de São Paulo, sendo Doutora em Ciências da Comunicação, Mestre e Graduada em Administração de Empresas, com foco em pesquisas transdisciplinares nos campos das tecnologias digitais e comunicação. Atua na USP como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, orientando mestrado, doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, sendo participante do book review team do periódico Digital Journalism (fator de impacto Q1). É consultora no campo das mídias digitais e estratégias de comunicação, atendendo empresas envolvidas com transformação digital. Também desenvolve treinamentos para profissionais e empresas envolvidos com o mundo digital.
Beth Saad profere a conferência de encerramento do Mutirão 2021, Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?, no dia 24 de julho, às 16h.
Inscreva-se gratuitamente para o Mutirão de Comunicação 2021.
Veja Também
-
30/06/2021.Muticom
Mutirões de Comunicação: a comunicação que faz históriaO Mutirão Brasileiro de Comunicação nasceu a partir da Equipe de Reflexão de Comunicação da CNBB (ER 1997-1998), que buscava organizar um evento para reunir as lideranças da Igreja, organizações católicas de comunicação, profissionais e a Pastoral da Comunicação. Presidia o Setor de Comunicação da CNBB [1], Dom Décio Zandonade, sdb, então bispo Auxiliar de Belo Horizonte […]
-
15/04/2021.Muticom
“O mais marcante nos mutirões são os encontros e reencontros”, partilha comunicadora V…O primeiro Mutirão Brasileiro de Comunicação foi realizado em 1998, em Belo Horizonte. Passadas onze edições e vinte três anos de sua realização, o evento volta à capital mineira em um formato totalmente on-line. Vanusa Linhares, assessora de comunicação e agente de Pastoral da Comunicação na diocese de Itapipoca, no Ceará, participou de nove edições […]
-
12/04/2021.Muticom
Comunicação integral como chave ética para um Novo HumanismoProf. Mozahir Salomão Bruck[1] Esta não é uma reflexão, em sua essência, de caráter teórico. Antes, ao propor debruçar-se sobre a noção do que podemos entender como comunicação integral, inscreve-se como desejo de estabelecer nexos, vislumbrar caminhos e perscrutar possibilidades para sua afirmação. De partida, assumimos que toda comunicação é tentativa e isso por si […]
-
03/03/2021.Muticom
Mutirão de Comunicação será realizado em formato 100% on-lineAtenta aos desdobramentos da pandemia da COVID-19 no Brasil e ao triste cenário que enfrentamos nesses dias, a Comissão Organizadora do Mutirão de Comunicação 2021 decidiu realizar o evento no formato 100% online e gratuito, no dias 23 e 24 de julho. As inscrições para o novo formato já estão abertas. Padre Tiago Sibula, coordenador […]