Queridos Irmãos e queridas Irmãs,
Convido vocês para refletir sobre a Solenidade de Corpus Christi. Esta reflexão está divida em duas partes. Na primeira, vamos relembrar alguns pontos que deram origem à esta solenidade e os objetivos da mesma. Na segunda, convido à reflexão sobre Jesus, o Pão da Vida, sentido essencial de Corpus Christi.
Compreendendo a Solenidade de Corpus Christi
A Solenidade de Corpus Christi (Corpo de Cristo) é a Solenidade do Mistério da Eucaristia. É celebrada sempre na quinta-feira, fazendo memória à Quinta-feira Santa, quando a Eucaristia foi instituída por Jesus, durante a Última Ceia com os Apóstolos.
Essa solenidade teve início no século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, pela Religiosa Agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que tinha visões de Jesus que lhe pedia uma festa em honra à Sagrada Eucaristia.
O papa Urbano IV (1262-1264)consagrou e declarou oficial a festa de Corpus Christi através da publicação da bula Transituru do Mundo, com três finalidades para esta solenidade: – Honrar Jesus Cristo,Pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a Ele e Protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
No Brasil, O Corpus Christi passa a fazer parte do calendário litúrgico em 1961, quando em Brasília, uma pequena procissão é realizada da Igreja de Santo Antônio à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, conduzindo a Eucaristia.
Foi em Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, que surgiu a tradição de enfeitar as ruas para Jesus Eucarístico passar.
A procissão pelas ruas visa tornar pública a fé em Jesus Eucarístico e relembra o Povo de Deus que foi alimentado pelo Maná quando caminhava em buscada Terra prometida.
Foi em 1983, através do novo Código de Direito Canônico (cânon 944) que a Solenidade de Corpus Christi foi reafirmada mantendo a obrigação do testemunho público da Santíssima Eucaristia.
Jesus o Pão Vivo descido do Céu
Queridos Irmãos e Queridas Irmãs,o Nome de Deus é Misericórdia! Ele se manifesta em Jesus. O Coração de Jesus misericordioso! Coração de Jesus é infinito para acolher a todos os filhos e filhas! Jesus disse: – “Vinde a mim vós que estais cansados e atribulados e Eu vos aliviarei, pois o Meu fardo é leve o Meu peso é suave”. (Cf. Mt 11, 28-30). No coração de Jesus existe espaço para todos.Jesus é a Porta certa, onde podemos bater e suplicar a qualquer momento.
A Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo se manifesta de maneira viva através da Eucaristia. Ele entregou a Sua vida, para nossa salvação. Na véspera de sua morte Ele entregou seu próprio Corpo e o seu próprio Sangue, instituindo a Eucaristia, para ser nosso Alimento e nossa Vida.A manifestação da misericórdia do Pai é o Dom da Eucaristia, através do Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
No evangelho de João,capítulo 6, chamado o discurso do Pão da Vida, Jesus se coloca como o Pão da vida: “Eu sou o Pão vivo descido do céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente.Quem comer do meu corpo e beber do Meu Sangue, Eu o Ressuscitarei e ele e terá a vida eterna”.
Queridos irmãos e queridas Irmãs,Jesus não reservou nada para Si. Ele entregou tudo de Si para nós, mesmo o Seu Corpo e o Seu Sangue, ofereceu por todos nós. Ele se fez Alimento, o Pão Vivo descido do céu. Jesus Cristo pede de nós, da nossa comunidade, que sejamos homens e mulheres de fé. Que sejamos uma comunidade de Fé. Jesus é o Pão Vivo do céu descido do céu. Ele é Eucaristia, o Alimento para a vida eterna, mas Ele pede de todos nós uma atitude de fé.Os judeus questionaram Jesus: – como é este homem pode dar o seu corpo e sangue para ser nosso alimento? Eles duvidaram de Jesus e Jesus perguntou a Pedro: Vós também quereis me abandonar? Pedro responde: – “Senhor, a quem iremos? Só Tu tens Palavra de Vida Eterna”. Que bela profissão de fé de Pedro!
Queridos Irmãos e queridas irmãs, recebamos Jesus como Ele é! Pão Vivo, descido do céu! O Pão que alimenta a nossa Fé! O Pão que alimenta a nossa vida e sustenta nossa caminha! Este Pão que vem para fortalecer todos os nossos princípios e os nossos anseios.
Quantos têm fartura de pão em casa, muitas iguarias, uma mesa farta de bens materiais, mas não têm o Pão Vivo descido do Céu, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, o Alimento da Vida Eterna. Nossa Igreja tem uma bela oração que diz assim: “Senhor daí pão a quem tem fome e fome de vós a quem tem Pão”.
Quantos têm fartura de pão em casa, mas não têm a presença de Deus. Não têma presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, a presença do Pão Vivo descido do céu. Não têm o Alimento para a vida eterna, que sustenta nossa vida, que renova nossas esperanças, sustenta a nossa fé nos momentos de dúvida, nos momentos de penúria.
Nós queremos dizer para Jesus, nesta solenidade de Corpus Christi: Seja Bem-Vindo Jesus! Pode Passar!
Em cada Missa, JesusCristo se faz presente no Altar. Ele se faz presente pelo anúncio da Palavra e pela Eucaristia. Jesus é o Pão da Palavra e também é o Pão da Eucaristia. Na Missa somos alimentados pela Palavra de Deuse pelo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo, que neste Ano da Misericórdia, a solenidade de Corpus Christi, nos faça vivenciar a Misericórdia do Pai, para que sejamos também, através da Eucaristia, misericórdia para nossos irmãos. A mesma Misericórdia que recebemos do Coração de Jesus,devemos ter com os nossos irmãos, através da caridade vivida e entregue na Fé. Vivamos intensamente a Solenidade de Corpus Christi, professando, anunciando e divulgando publicamente, que Jesus é o Pão Vivo, Nosso Alimento, nossa Força e Vitória!
Com minhas Bênçãos,
Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)
Bispo da Diocese de Itaguaí