O Reencontro de Cursilhistas aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto, na Casa de Formação da Praia da Ribeira, em Angra dos Reis, num lugar privilegiado pela natureza.
O evento começou no sábado (22), pela manhã, com a chegada dos Cursilhistas recepcionados pela equipe de trabalho com cantos de alegria e um gostoso café da manhã. Já às 10h, o grupo composto por 63 cursilhistas caminhou até o gramado da Casa para a Oração de Entrega, sendo, logo após, enviado a um “deserto”, para refletir sobre o questionamento de Jesus: “E tu, quem dizes que Eu sou?”. Espalhado pelo gramado e pela praia, o grupo refletiu, envolvido pela beleza exuberante daquela manhã de sol claro e céu azul. Após a rica partilha das reflexões foi servido um gostoso almoço, temperado com o amor e o serviço incansável da equipe da cozinha. À tarde, Padre Eduardo – Coordenador Diocesano de Pastorais e Movimentos – falou sobre “Jesus Cristo – Segmento e Missão” e das urgências da Evangelização. E disse: “é preciso ser Igreja em saída, para levarmos o Evangelho às Periferias da existência como nos pede o Papa Francisco”, finaliza o Padre.
Ao entardecer, foi rezado o Terço Meditado, lembrando que Maria caminha conosco todos os dias, e nos consagramos a Nossa Senhora, cantando. Após o terço, os Cursilhistas, entraram na vigília de oração, onde foi um forte momento realizado no gramado, sob a luz das estrelas e da lua, na presença de Jesus Sacramentado. Fortalecidos pela Oração, pela Palavra e pela Eucaristia, o dia terminou num alegre lanche de confraternização, oferecido pela talentosa equipe da cozinha.
O domingo (23), chega com mais um presente de Deus a todos nós, uma linda manhã ensolarada, que após o café, a equipe de liturgia e folclore reuniu todo o grupo no pátio da Igreja, onde foi rezado junto a “Oração da Manhã”. Voltando à sala de estudo, todos foram enviados para discutir em grupo o texto de “Jo 20,19-31”, comentado por Frei Carlos Mesters. Após as discussões, forma partilhados as conclusões através de dramatizações e músicas… Um rico momento.
Já quase no término do Reencontro, Dom Ubiratan, Bispo da Diocese de Itaguaí, chega para celebrar a Santa Missa com os presentes, e na homilia, reafirma a importância de fortalecer os Setores para manter vivo o carisma do MCC, ele fala: – “ser Igreja que sai e vai levar a boa notícia a todos os ambientes”, finaliza o Bispo.
Após a Missa foi encerrado o Reencontro, e com chave de ouro, por sinal, onde em seguida foi servido um delicioso almoço.