A Missa da Unidade Diocesana de Itaguaí (DUD) aconteceu no final da tarde deste sábado, 21 de setembro, na Paróquia São José Operário no Perequê em Angra dos Reis. Presidida por Dom José Ubiratan, a celebração Eucarística reuniu religiosos e milhares de pessoas de diversas paróquias do regional. Num clima de alegria e espiritualidade, o bispo pediu compromisso com o tema missionário, proclamado pelo Papa: “Enviados e Batizados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo ”.
Com a Igreja lotada, o bispo, Dom José Ubiratan fêz a sua saudação inicial dizendo: “Neste dia em que celebramos o Dia de São Mateus e da Unidade Diocesana, festejamos também os 35 anos da Paróquia São José Operário. É um dia festivo da unidade com a presença de todo clero, diáconos, seminaristas e fiéis batizados para unirmos as nossas forças e dizer não a violência, não a divisão e a todo mal.”
Durante a homilia o bispo falou que a Igreja nasce com envio missionário. E destacou: “ A Igreja nasce como anúncio da salvação; através do batismo o Senhor chama a cada um de nós e diz:_ Vem e segue-me_
“Tornar-se discípulos missionário é comprometer-se com Ele, disse o bispo. E explicou: “na mesa com Matheus Jesus faz a partilha e distribui o perdão”. E acrescentou: “ Somos discípulos missionários, devemos ser fiel ao chamado do mestre Jesus, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida”.
No próximo mês de outubro a Igreja comemora o Mês Missionário, com o tema: “Enviados e Batizados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo ”, proclamado pelo Papa Francisco.
Dom Ubiratan mencionou a mensagem do Papa sobre o Mês Missionário Extraordinário que tem o objetivo: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.
Como ação concreta da Igreja, ainda durante a celebração festiva houve o envio da Investidura de novos Ministros da Palavra e da Comunhão de diversas paróquias da Diocese.
No encerramento da celebração Eucarística, Dom Ubiratan renovou os votos matrimoniais do casal Cláudio e Sandro, catequistas da Paróquia São José Operário. O bispo mencionou ainda os aniversariantes do dia, a secretaria diocesana, Josiê e do padre Gilberto Stanisce, que aniversaria no próximo dia 27 de setembro. Após as bênçãos finais os religiosos e os fiéis se reuniram para o lanche que foi distribuído pelos voluntários da Paróquia.
Ainda em sua despedida, Dom Ubiratan agradeceu o anfitrião, padre Mauro Rodrigues Brandão pela organização do DUD, e o parabenizou, não só pelo trabalho e dedicação ao evento, mas também pela sua gestão a frente da Paróquia São José Operário, que está completando 35 anos de existência.
A Missa da Unidade Diocesana acontece anualmente, e em cada ano, uma paróquia é escolhida para ser anfitriã. Para o próximo ano em 2020, o DUD será em Seropédica na Paróquia Santa Teresinha, administrada pelo pároco padre Fábio de Melo. Que possamos estar juntos em mais um encontro de fraternidade para renovar a fé e fortalecer a nossa Missão Evangelizadora.

Padre Fábio e padre Wagner com os novos Ministros enviados. A Paróquia Santa Teresinha será anfitriã em 2020 do DUD
Redação: Pascom Diocesana
Fotos: Dalizania Melo, Caio