A programação festiva em honra ao glorioso São Benedito começou no dia 09 de abril, com o levantamento dos mastros no Largo da Matriz em Angra dos Reis. No decorrer da semana houve celebrações na Igreja Santa Luzia, às 19h30, e no dia da festa foram realizadas três Missas. A primeira às 7h da manhã , com frei Marcelo Aquino, que veio especialmente de Mogi das Cruzes para celebrar na Igreja Santa Luzia. A segunda Missa, a mais festiva , aconteceu às 10h, com o bispo diocesano José Ubiratan Lopes. E a tarde, última Missa do dia, também na Matriz foi celebrada às 16h, pelo pároco frei Fernando Bezerra Leite.
Missa Solene
Antes da Missa das dez, a banda de Música do Colégio Naval tocou o Hino Nacional, onde foi realizada a celebração com a presença de autoridades, além dos juízes e festeiros Silas e Fátima, Fernanda e Luiz Eduardo Rabha, do casal de rei e rainha figuras tradicionais da Festa de São Benedito.
Em sua mensagem, Dom Ubiratan iniciou dizendo que estamos vivendo a oitava da Páscoa. E citou: “Jesus ao aparecer Ressuscitado para as mulheres que estavam do lado de fora do túmulo, disse: -Alegrai-vos! “ Também nós, nesta grande festa de São Benedito devemos nos alegrar; porque Cristo venceu o sofrimento e a morte”. E continuou: “ São Benedito soube anunciar essa verdade do Cristo Ressuscitado, ele soube ser luz de Cristo, e foi seu seguidor fazendo o bem , deixando transparecer o brilho da luz do nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou o bispo.
Em seguida, o bispo abençoou os devotos com o relicário de São Benedito (que traz um pedaço do corpo do santo). Houve distribuição de pães e do santinho. Em seguida, os fiéis seguiram para o tradicional almoço no Ceav, acompanhados dos grupos de Congada, vindos de Lorena e Guaratingueta (SP), que todo ano, animam e dão um colorido especial a festa.
No final da celebração, o atual provedor da Irmandade, Roberto Costa fez questão de agradecer a seu pai, Carlindo Antônio Costa, 74 anos, pelos serviços prestados a Irmandade ao longo desses anos, e que hoje está afastado por problemas de saúde. “Meu pai dedicou uma vida inteira a Irmandade e sempre ajudou várias Igrejas da cidade com doações de bancos e entre outras obras com o dinheiro das barraquinhas”, desabafou Roberto Costa.
Este ano, a festa em homenagem ao patrono da Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis, terminou sem a tradicional procissão que atrai milhares de fiéis. O tempo não colaborou e a procissão foi adiada para o próximo domingo, 23 de abril, às 16h, saindo da Igreja Matriz.