Desde às cinco da matina, deste domingo, 27, os paroquianos já estavam de pé em frente a Igreja do Carmo para o grande dia que celebra a Ressurreição de Cristo. Em procissão os fiéis seguiram até a Igreja Matriz, onde aconteceu a primeira Missa do Domingo de Páscoa, presidida pelo frei Marcelo de Jesus.A missa começou às 5h30 e antes do sol brilhar a Igreja ficou lotada.
O Domingo de Páscoa é muito importante para os católicos. A origem da palavra “Páscoa” vem do Hebreu e significa passagem, referência, para os judeus, da passagem pelo Mar Vermelho, para sair do Egito, onde o povo era escravo. Jesus também festejava a Páscoa, como é lembrado na última ceia. Depois de crucificado e sepultado, Ele ressuscitou no terceiro dia, no domingo da Páscoa judaica.
Durante a homilia, frei Marcelo falou que para fazer a experiência do Ressuscitado é preciso abrir o coração e deixar Deus ter livre acesso. “Quem não celebra a ressurreição vive a morte, são pessoas que não acreditam na vida; só quem ama é capaz de entender a ressurreição”, disse o frei. E rezou pedindo: Vamos viver a bondade, com gestos concretos de amor que nos revela Jesus no meio de nós.
Após as bênçãos finais, frei Marcelo, que aniversariou na sexta-feira da Paixão, 25, foi homenageado pelos fiéis com votos de ” parabéns pra você. Em seguida, houve o corte do bolo, na praça da Matriz, onde foi servido o tradicional café comunitário em comemoração à Páscoa. Foi uma festa só!
As celebrações do Domingo de Páscoa continuaram às 18h e 20h, na Igreja do Carmo encerrando a programação da Semana Santa. Nesta segunda-feira de feriado em Angra, em homenagem a São Benedito, terá missa às 7h30, na Santa Luzia e 10h, na Matriz.