/
/
“Eis que Eu faço nova todas as coisas”

“Eis que Eu faço nova todas as coisas”

Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam. (Mt 9,16-17)

Jesus fez a comparação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento para explicar que Ele é o Vinho Novo, a veste Nova. Jesus Cristo não veio desmerecer a antiga história, mas veio aperfeiçoa-la.  Com sua vinda, um Tempo Novo se inicia e para ele precisamos estar abertos. É tempo do vinho novo. É tempo da veste nova. A aceitação da mensagem de Jesus Cristo, que veio para que tudo se torne novo, renova nossas vidas nos enchendo da Graça de Deus. O Antigo é bom enquanto escola de vida e Jesus não veio abolir a história antiga, mas aperfeiçoá-la. Como colocar o vinho novo e a vida nova no que já passou? Quem está com Jesus sempre estará renovado, pois Jesus não passa. Ele é sempre novo e atual e renova nossa vida.

O Profeta Amós, no Antigo Testamento, ensinou sobre a importância da renovação:

Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de Davi, repararei as suas brechas, levantarei as suas ruínas, e a reconstruirei como nos dias antigos, para que herdem o que resta de Edom, e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado – oráculo do Senhor, que executará estas coisas .Eis que vêm dias – oráculo do Senhor –, em que seguirão de perto o que planta e o que colhe, o que pisa os cachos e o que semeia; o mosto correrá pelas montanhas, todas as colinas se derreterão. Restaurarei, então, o meu povo de Israel: reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão; plantarão vinhas e beberão o seu vinho, cultivarão pomares e comerão os seus frutos.” (Amós 9, 11-14)

O profeta fala “Eis que vêm dias” da reparação, da restauração e da reconstrução. Esses dias foram definitivamente inaugurados com a Chegada de Jesus, a Novidade que não passa. Por isso Ele se apresentou como sendo a roupa nova e o Novo vinho que renova nossa vida. ““Eis que Eu faço nova todas as coisas” (Ap 21,5).

E para obedecermos ao mandato que recebemos de Jesus, devemos buscar instrumentos sempre novos, capazes de apresentar novas linguagens, sem perder a essência do Evangelho. O novo visual do site da Diocese quer ser um destes instrumentos! O desejo é que este meio de comunicação se torne, cada vez mais, canal da Divulgação do nome de Jesus. Meus agradecimentos à Coordenação Diocesana da PASCOM  pela dedicação ao Projeto de Evangelização pela Comunicação.

Com minhas Bênçãos.

Dom José Ubiratan Lopes (OFMCap)

Bispo da Diocese de Itaguaí/RJ

Compartilhar: