/
/
Encontro da Pascom com Pe. Anderson: “Inteligência Artificial nos faz pensar”…

Encontro da Pascom com Pe. Anderson: “Inteligência Artificial nos faz pensar”…

Integrantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) marcaram presença no último sábado, 16 de março para um encontro de formação, promovido pela Diocese de Itaguaí. O evento aconteceu no Convento do Carmo em Angra dos Reis e teve como tema: “Inteligência Artificial e a Sabedoria do Coração”, inspirado pelo Papa Francisco e anunciado no Dia Mundial das Comunicações Sociais, que foi celebrado em janeiro deste ano.

Para ajudar na melhor compreensão deste assunto tão atual, o encontro contou com a participação do padre e palestrante Anderson Alves.  O padre Anderson veio especialmente de Petrópolis, onde atua como diretor espiritual do seminário diocesano de Petrópolis e professor de filosofia e teologia na faculdade de Educação da Universidade Católica daquela cidade.

Durante a sua palestra padre Anderson explicou alguns benefícios dessa nova forma da tecnologia e chamou atenção para os riscos que a Inteligência Artificial pode trazer a sociedade. Ele, ressaltou que essa ferramenta deve ser utilizada com equilíbrio, responsabilidade e discernimento. Pe. Anderson falou que a Inteligência Artificial tende a tirar o esforço de pensar, de estudar, de aprender e agir.

O sacerdote destacou também que o ser humano deve usar a sua inteligência natural para fazer coisas melhores, tais como: ficar mais tempo com a família, com os amigos, ler mais livros, ouvir boa música e contemplar a natureza, entre outras diversões que dão qualidade de vida e bem estar. “Ficar horas no celular prejudica à vista e a saúde como um todo”, afirmou o padre.

O  evento contou também com a participação do nosso bispo diocesano, Dom Paulo Celso Dias, o padre Fábio de Melo (Assessor Eclesial da Pascom diocesana), o padre Cícero da Paróquia Cristo Rei (Japuíba), o frei José Aparecido e o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Frei João Paulo (que acolheu o encontro).

Ainda na programação deste importante encontro, aconteceu o momento de partilha, onde os comunicadores puderam expôr suas idéias e trocar experiências sobre o assunto abordado. Houve também uma sala de exposição da Pascom (com máquinas fotográficas antigas) em memória ao  ex-jornalista e padre carmelita, Tito Brandsma, que foi canonizado santo, como explicou o jovem Pedro dos Anjos.

Para encerrar as atividades deste dia, o bispo Dom Paulo agradeceu a presença de todos, a coordenadora diocesana da Pascom, Dalizania Melo, a equipe Paroquial, da cozinha na pessoa de Lúcia e Adilson, e a todos que colaboraram para realização de mais esse marcante encontro que tem  como objetivo divulgar a missão da Igreja, de evangelizar e comunicar a Boa Nova de Cristo.

Redação:  Dalizania Melo

Fotos: Marcelle Correa

Pascom Diocesana

 

Compartilhar: