Neste mês de julho, quando a Igreja comemora a festa de Nossa Senhora do Carmo e de Santo Elias, o Convento do Carmo em Angra dos Reis reabriu às suas portas aos fiéis.
A começar pela solenidade de Nossa Senhora do Carmo, comemorada no dia 16 de julho, a Ordem Terceira do Carmo, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou 3 missas presenciais neste dia festivo. A data marcou, em especial, a comemoração dos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias. E nesta segunda-feira, 20 de julho, foi celebrada a Missa Solene em memória de Santo Elias, patrono da Ordem do Carmo.
Novenário: “Salve Rainha Mãe e Protetora dos Carmelitas”
Nove dias antes da festa de Nossa Senhora do Carmo, foi realizada a novena com o tema sobre a oração da Salve Rainha. As celebrações aconteceram de 7 a 15 de julho, às 19h, na Igreja do Carmo, e contou com a participação das comunidades e de freis convidados. Entre os freis carmelitas: Frei Marlon (Igreja Nossa Senhora da Lapa do Desterro-Rio), Frei Eduardo, (também da Lapa), e Frei Antônio Bento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Vicente de Carvalho-RJ.
Durante as Missas presenciais, que são previamente agendadas pela paróquia, (para evitar aglomeração) os fiéis são orientados para o cuidado com a saúde. Todos são obrigados a usar máscara, manter o distanciamento nos bancos, e utilizar do alcool gel, que está exposto na porta da Igreja.
Caminhada com Nossa Senhora do Carmo na cidade de Angra
Devido a pandemia, a tradicional procissão, este ano, não aconteceu. Mas nem por isso, a imagem deixou de sair pelas ruas da cidade. Em clima de oração, Frei Petrônio de Miranda, caminhou cerca de 1 hora(a pé) com a imagem da santa para abençoar o povo de Deus. Todo o percurso foi transmitido ao vivo pelo facebook da paróquia.
Em sua homilia, frei Petrônio lembrou dos pobres e desempregados que sofrem neste tempo de pandemia. E clamou: vamos ajudar com o pouco que temos:“nem todo mundo é tão pobre que não pode ajudar os mais necessitados”. E ressaltou: “já doamos mais de mil cestas básicas nesses últimos meses, e agradecemos a todos que colaboraram conosco”.
Da Pascom: Dalizania Melo
Fotos: Conrrado, Edinho, Guilherme e Bruno