Em clima de muita fé e alegria, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrou nesta terça-feira, 08 de dezembro, o festejo em honra a padroeira da cidade de Angra dos Reis, sob o título de Nossa Senhora da Conceição. Nem mesmo a chuva atrapalhou a participação de milhares de devotos que se reuniram na Igreja Matriz. A programação começou às 6h da manhã, com alvorada, seguida de missas e a tradicional procissão no final do dia.
A Missa Solene teve início 10h da manhã, presidida pelo bispo, José Ubiratan Lopes e concelebrada pelos freis carmelitas: frei Carlos Mesters, frei Reinaldo, frei Fernando, o pároco local, frei Marcelo de Jesus e os diáconos Nei e Evilásio.
Na homilia, Dom Ubiratan ressaltou: “Hoje, o Papa Francisco está abrindo o Ano Santo da Misericórdia. Maria é mãe de todos os viventes reconciliados por Jesus Cristo. Maria se torna porta aberta do céu, diante do sim ao anjo Gabriel, por onde vem a nós o Redentor, o nosso Salvador. Jesus é o sol que veio iluminar o mundo, e Maria é a lua. E lua não tem luz própria, é luz do sol. Ela transmite para nós a luz de Cristo”, concluiu.
As 17h houve a procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas da cidade, este ano, sem a banda de música. Os freis conduziam a oração do terço com cânticos, acompanhados pelos milhares de fiéis.
Para frei Marcelo, a festa da padroeira, que este ano, teve como tema: “Com Maria, a serviço da família e da Paz”, foi um momento marcado pelo encontro dos católicos e, sobretudo, pela comunhão em Cristo. “Que este festejo nos torne mais humanos”, disse. “Maria foi sinal de esperança para o angrense. Ela veio pelas águas agitadas, em meio à tempestade. A imagem de Nossa Senhora é sinal de paz e esperança, que superam as barreiras e as tempestades desta vida”, concluiu.
Lenda
Em Angra, temos a lendária Nossa Senhora da Conceição de Angra dos Reis, cuja imagem, passando por aquele porto, acabou ali permanecendo definitivamente. O navio que a conduzia, querendo seguir viagem, por três vezes arribou o ancoradouro e a Câmara da cidade, vendo nisto um milagre, resolveu comprar a efígie e a constituiu como protetora da vila.
Festa da padroeira em Conceição de Jacareí
Em Conceição de Jacareí, as homenagens à santa padroeira começaram dia 5 de dezembro, com tríduo sempre às 19h30, na igreja local.
No final da tarde do dia 8, a comunidade se reuniu na procissão, que saiu do Centro de Formação e foi até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O bispo Dom José Ubiratan celebrou a missa festiva ao lado do pároco padre Camilo e com a presença de vários fiéis.
Veja mais fotos da festa em Angra clicando AQUI.
Veja mais fotos da festa em Conceição de Jacareí clicando AQUI.