A Festa de São Benedito, uma das manifestações religiosas mais tradicionais de Angra dos Reis, movimentou o feriado do dia 06 de abril, com a participação de milhares de fiéis católicos. As ruas do centro da cidade foram enfeitadas por folhas de laranjeiras e de bandeiras brancas e lilás.
Para celebrar a data, a Irmandade de São Benedito, organizadora do evento, este ano, contou com o apoio dos festeiros: a prefeita Conceição Rabha e seu irmão, Carlos Eduardo Rabha. As festividades do dia começaram com alvorada e repicar de sinos, espocar de foguetes e banda de música Jardim Sarmento, que há anos acompanha os festejos católicos em Angra.
No Clube Comercial, foi servido um café da manhã comunitário, com a presença do grupo de Congadas e Moçambique, de Guaratinguetá- SP, que, veio especialmente para abrilhantar toda a programação cultural. Antes do café, o grupo folclórico fez uma reverência ao santo festejado na Igreja de Santa Luzia, local que abriga a imagem de São Benedito.
Bispo Celebra Missa Campal
Às 10h, no Largo da Matriz, aconteceu a solene missa campal, conduzida pelo Bispo da Diocese de Itaguai, Dom José Ubiratan e concelebrada pelo frei Fernando e o Diácono Nei. Após a bonita missa houve a benção dos pães, e distribuição de lembrancinhas.
Em seguida, a irmandade acompanhada da banda de música e congadas desfilaram pelas ruas até o CEAV, onde ocorreu o almoço festivo e o corte do tradicional bolo.
Na parte da tarde, por volta das 17h, os devotos se reuniram em frente à Igreja Matriz para a saída da procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, do Menino Jesus, de Nossa Senhora Aparecida, de São José, São Francisco de Assis e São Bernardino de Sena, além do andor com o Glorioso São Benedito.
Após o percurso de mais de uma hora, pelo centro da cidade, os devotos retornaram à Igreja Matriz, onde o santo foi recebido com uma bonita queima de fogos e aplausos. Viva São Benedito!
São Benedito nasceu no ano de 1526 em Filadelfo, na Itália. Foi pastor de rebanho até os 21 anos, quando se tornou eremita. Começou sua vida religiosa no convento dos frades capuchinhos, onde trabalhou como cozinheiro, tornou-se franciscano e vivia em extrema piedade e pobreza.
No Brasil, passou a ser venerado a partir de período colonial pelos escravos, se tornando um dos santos mais populares do país. Em Angra dos Reis, São Benedito é venerado pelos fiéis católicos desde o século XVII e festejado sempre na segunda-feira após a Páscoa, feriado municipal.
1 Comente
A cada ano que se passa a Irmandade inova, mais preserva a tradição. A propagação da fé Católica está difundida em todas as classes sociais. O Cristo ressuscitado está em nosso meio, por esse e por outros motivos alegra-nos pelos nossos filhos e filhas e irmãos devotos, o amor dispensado ao nosso Santo Orago São Benedito. Para nós da Irmandade o importante é fazer o melhor para São Benedito e assim comemorar o seu dia como se fosse o nosso último. Temos o dever de propagar a nossa fé cristã e de elevar o nome de São Benedito e de Cristo. Fica aqui por essa linda missa presidida pelo nosso honrado Bispo Diocesano Dom José Ubiratan, o nosso muito obrigado pela sua participação, assim como, a de nosso Pároco Frei Fernando e de todos os Padres que participaram. Enfim tudo foi muito lindo e divino.