Círculo Bíblico promove encontro de Estudo em preparação ao mês da Bíblia
Todos os anos, o grupo de Círculo Bíblico da Catedral, realiza um encontro de formação em preparação ao mês da Bíblia, que é o mês de setembro. No último domingo a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional da Bíblia que faz referência a São Jerônimo (342+420) tradutor e revisor da Bíblia para o latim que possibilitou sua divulgação e populariza.
A missão de manter viva a chama da Palavra de Deus tem sido cumprida com compromisso e amor ao longo das décadas pela Igreja e com ardor especial dos Círculos Bíblicos. Carmelita Cruz, agente de Pastoral na Catedral, com muito carinho e disponibilidade acompanha e lidera esta missão. Este ano a realização do mês da Bíblia completa 50 anos. Uma iniciativa que motiva e impulsiona os fieis à meditação, estudo e divulgação da Palavra de Deus. “Lâmpada para meus passos é a tua Palavra e luz no meu caminho” (salmo 119, 105)
O tema escolhido para 2021, aniversário de meio século do Mês da Bíblia, foi a Carta aos Gálatas, com o lema: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). A reflexão foi desenvolvida pelo Professor de Filosofia e Teólogo Antonio Sérgio de Giacomo Macedo, Coordenador da Pastoral Catequética Diocesana. A reflexão contou com o estudo dos principais pontos da Carta de São Paulo ao Gálatas com o tema extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.
Padre Mauro abriu o Encontro com a oração e acolheu a todos com palavras de incentivo e de agradecimento. Após, Professora Joana Darc Venancio, Pedagoga e Teóloga e também Coordenadora da Pastoral da Educação e da Pastoral Catequética, agradeceu por tão nobre convite e falou da emoção de reencontrar tantas pessoas. Para celebrar este momento, a Professora convidou os presentes, para cantarem uma canção que expressa o grande sentido de construirmos nossa casa sobre a Rocha, que é Jesus. (Mt 7 24-127) Um momento de reflexão e de oração pela ludicidade.
Dom José Ubiratan agradeceu aos presentes pela dedicação ao estudo e vivência da Palavra de Deus e a alegria de ver a esperança renovada neste dia de encontro de fé, interação e estudo.
Todos os protocolos de segurança no combate a COVID foram respeitados.