Esse ano, devido ao distanciamento social, por causa da pandemia, a Festa de Santana na Ilha Grande foi adiada para 2021. Contudo, haverá a Santa Missa em homenagem a santa, padroeira da comunidade da Praia de Freguesia de Santana será celebrada neste domingo, 26 de julho. A celebração Eucarística acontecerá na Igreja Matriz, da Paróquia São Sebastião-Abraão-Ilha Grande, amanhã, às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Acompanhe e reze com sua família em casa.
Um pouco da história
A igreja de Santana tem um significado religioso e cultural muito importante para os moradores da Praia de Freguesia de Santana. Segundo informações foi a primeira igreja católica da Ilha Grande, construída em 1796 pelo Major Bento José da Costa. Ele era fazendeiro e dono das terras onde uma pequena capela foi erguida na época. Anos mais tarde, quando a comunidade reivindicou uma igreja matriz para a Ilha Grande na Praia de Matariz, o Major fez questão que a igreja fosse feita em sua propriedade. O pedido foi aceito pelo bispo Dom José Joaquim Mascarenhas Castelo Branco que, em 8 de janeiro de 1803, criou a igreja Matriz de Freguesia de Santana.
Depois de alguns anos a primeira igreja ruiu e foi reconstruída pelo então governo da província fluminense em 1843. Atualmente a Igreja é um dos mais belos patrimônio da região, e recebe visita de milhares de turistas do mundo inteiro.
Fotos arquivo: Pascom Diocese de Itaguaí
Por Dalizania Melo