No último domingo de agosto a Igreja celebra o dia do Catequista. O Grupo de Reflexão Catequética (GRECAT) preparou esta bela homenagem para os Catequistas de nossa Diocese. No final nosso Bispo deixa a Bênção e o agradecimento a todos por tão bela Missão.
O Poema declamado é de autoria da Professora e Catequista da Paróquia São Paulo Apóstolo em Itaguaí Laudimar Reis. A Produção do vídeo foi feita pela Catequista e Patricia Pinheiro da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Muriqui.
Como você é belo, Catequista!
Como são belos os pés do catequista, pois abrem caminhos por rios, matas e estradas, enfrentando perigos e desafios, mas sempre caminhando e encaminhando para Deus!
Como são belas as mãos do catequista que ajudam o Oleiro a moldar cada um que passa por sua vida!
Como são belos os olhos do catequista, pois portam a luz de Cristo, ajudando a iluminar o caminho dos que se sentem nas trevas!
Como é bela a boca do catequista, que é mensageira da boa notícia e porta-voz da Igreja!
Como são belos os ouvidos do catequista, que se fecham para a voz do mundo que traz desespero e se abrem para a voz de Jesus, que diz: “Não temas! Estou contigo até o fim!”
Como é belo o coração do catequista! Ama mesmo diante das dificuldades, das incompreensões, pois sabe que o verdadeiro amor vem da cruz!
Como são belos o compromisso e a disposição do catequista, que anuncia com a bíblia, com o catecismo e até com a tecnologia, pois não há vírus nem pandemia que sufoque o que faz com tanta alegria!
Como são belos o entusiasmo e a coragem do catequista, pois têm o sopro de Deus e o agir com o coração!
Como é belo o sorriso do catequista, pois ele é a porta de um coração aberto, dizendo: “Entre, Jesus está aqui!”
Ah, catequista, como você é belo, pois sua beleza vai muito além dos padrões ditados, mas reflete do seu interior, onde mora o Catequista dos catequistas!
Como você é belo, catequista! Você toca com a sensibilidade de suas mãos, ouve sem distinção, olha com os olhos da alma, honra seu compromisso com disposição, age com o coração, sorri um sorriso acolhedor, anuncia com a boca a boa notícia e mesmo com os pés calejados, caminha, pois sabe quem realmente é o verdadeiro Caminho!
Laudimar Souza dos Reis Augusto da Silva
Catequista de Crisma na Diocese de Itaguaí/RJ
Membro do GRECAT: Grupo de Reflexão Catequética
Professora de Português/Inglês da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro.