Queridos Fieis,
O Mês de setembro é dedicado à Bíblia, mas na verdade, todo ano deve ser ano da Palavra de Deus. No entanto, a Igreja no Brasil – CNBB – quer enfatizar a importância da leitura, da meditação e da vivência da Palavra de Deus neste mês de setembro. É um mês festivo em que celebramos a importância da Bíblia como Palavra de Deus.
São Jerônimo, o grande biblista, conhecedor e tradutor da Palavra de Deus, dizia: “Aquele que ignora a Sagrada Escritura ignora o próprio Cristo”. Por isso, devemos ter o costume, de todos os dias tirar, mesmo que seja 15 minutos, para ler e meditar um trecho da Bíblia: um salmo, um trecho do Evangelho, da Carta dos Apóstolos…A Palavra de Deus é alimento. Ela revitaliza e fortifica a nossa vida e a nossa fé.
Salmos é um livro com 150 Hino de Louvor. Destaco a mensagem do Salmo 1.
Feliz é todo aquele que não anda conforme o conselho dos perversos, dos ímpios. Que não entra no caminho dos malvados e junto aos zombadores vai sentar-se, mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita dia e noite sem cessar. Eis que ele é semelhante à uma árvore que à beira da torrente está plantada. Ela sempre dá os seus frutos ao seu tempo e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. Mas bem é a outra sorte dos perversos, ao contrário, são iguais as palhas secas espalhadas e dispersas pelo vento.
O Salmo elogia o homem e a mulher prudentes que ouvem, leem, meditam e praticam a Palavra de Deus. Eles são semelhantes à uma árvore plantada à beira de um riacho que dá frutos o ano todo e suas folhas jamais murcharam. Vamos pensar muito bem na importância da Palavra de Deus. Na importância da Bíblia na formação da nossa fé, da nossa vida cristã. Deus revelou sua Palavra pelos Patriarcas, pelos Profetas e a Plenitude da Revelação veio com Jesus Cristo, pelos Apóstolos, mas é Palavra dada para ser vivida. A Palavra da Bíblia deve ser lida com fé, meditada e colocada na vida, em prática. A Palavra de Deus não é teoria, mas é vida.
Durante o mês de setembro e durante todo o ano, devemos procurar ter contato com a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, assim nós seremos salvos e alimentados. A Palavra de Deus infunde em nós a sabedoria, nos conforta nas tribulações, corrige e também santifica. A Palavra de Deus educa. Ela é o acolhimento que precisamos a cada dia e a cada momento.
Vamos assumir um compromisso de no mês da Bíblia e durante o ano, todos os dias fazer 15 minutos de leitura e de oração de um trecho da Palavra de Deus. O valor da leitura e da meditação da Palavra de Deus não está na quantidade de capítulos que a pessoa lê, mas na maneira como lê e como medita, deixando que a Palavra entre em sua vida e ilumine seus passos e caminho.
Um Feliz Mês da Bíblia para todos!
Que Deus Todo Poderoso, com sua Divina Palavra revelada, vos abençoe e vos conceda sabedoria, toda paz e proteção. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!