No dia 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, pilares da Fé, a família Emautana celebra 24 anos de fundação do Instituto dos Frades de Emaús. Seus dois fundadores, Frei José de Anchieta Varela e Frei Luiz Carlos Rodrigues, à semelhança dos discípulos de Emaús, tinham tantas dúvidas, medos e dificuldades quando iniciaram sua caminhada. Mas foi nesta data, do ano de 1996, com coragem, alegria e ardor, em um noite chuvosa, num pequeno caminhão, que eles mudaram para sua primeira casa com alguns poucos utensílios doados por desconhecidos.
Tinham 23 anos de idade e nada mais do que a certeza de que aquela caminhada iniciada era a vontade do Senhor, e assim foram, seguindo seu caminho, tomados pela mão Daquele que lhes falava e explicava sua palavra e se revelava na Eucaristia.
Mesmo sendo poucos, os Frades de Emaús se alegram por aquilo que são, vivem e testemunham. Como Emautanos, os Frades, Oblatos, Amigos, Jovens, Infância, enfim toda a família Emautana busca viver a Fé através de seu carisma fundacional, contemplação e missão.
Do mesmo modo como os dois discípulos contemplaram a face do Senhor no partir do pão e foram anunciá-Lo aos irmãos, os Frades de Emaús têm o carisma de contemplá-Lo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que os leva a anunciá-Lo aos homens sedentos de Deus, levando deste modo Sua presença neste anúncio, para que, diante Dele os corações também possam arder como uma chama que neles é acesa, a chama da esperança, do sentido da vida, levando-os, por sua vez, a reconhecer todo o seu Senhorio, sua Sublime Divindade na Mesa Eucarística.
